8
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

De amanhã (23) até o próximo dia 29 acontece a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), cujo tema deste ano é “Open in order to…” (Aberto para…). Promovido pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition), a iniciativa tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento.

Para lembrar o tema e incentivar a discussão a nível nacional, a Biblioo irá promover ao vivo em seu canal do Youtube (www.youtube.com/biblioo) no próximo dia 25, as 20h, uma Webinar sobre as práticas do Acesso Aberto no Brasil com a bibliotecária Iara Vidal.

Acesse www.youtube.com/biblioo, clique em “Inscreva-se”, em seguida ative a opção para receber as notificações do canal por meio do ícone de um sino.

Além de bibliotecária, Iara é mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pesquisa sobre acesso aberto, ciência aberta e métricas alternativas.

Durante a Webinar serão discutidas as seguintes questões: O que é o Acesso Aberto? Panorama do Acesso Aberto no cenário brasileiro; como preservar seus direitos do autor perante as editoras; os tipos de artigos científicos e acesso aberto; benefícios de publicar em repositórios etc.

A curadoria da Webinar fica por conta da bibliotecária Margarete Borba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a mediação será do bibliotecário Leandro Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A título de exemplo

Uma pesquisa recente em dois programas de pós-graduação engenharia da Universidade de São Paulo mostrou que apenas 21,9% dos artigos publicados do primeiro programa e 29,8% do segundo estão disponíveis em acesso aberto.

No entanto, as entrevistas realizadas pelos pesquisadores mostraram que a maioria dos autores desses artigos apóia o acesso aberto, embora manifestem pouco conhecimento sobre o acesso aberto em repositórios, incluindo aquele da sua própria instituição, como também desconhecem o caminho complementar de se publicar primeiramente em revistas de alto impacto com o posterior arquivamento do mesmo artigo no repositório, ao término do eventual tempo de embargo da editora.

Como contribuir

Além de participar efetivamente da Webinar, enviando perguntas, os participantes também podem ajudar na divulgação. Para isso, basta utilizar o material de divulgação nos seus canais pessoais, especialmente redes sociais, que estão disponíveis clicando aqui.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Censura nunca mais. Resistência pela arte

Próximo post

“A biblioteca escolar pode contribuir com a formação de cidadãos críticos e conscientes”