1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

13116099_851383754967940_2506115184648414309_o

Seminário foi organizado por alunos de Biblioteconomia da UFC

A VI edição do Seminário Saberes e Vivências : interação de conhecimentos, teve como objetivo construir diálogos entre os conhecimentos científico, filosófico, popular e religioso, almejando agregar mais que discursos, possibilidades múltiplas de interdisciplinaridade entres seres e saberes.

O seminário foi realizado no início de maio de 2016, organizado pelos alunos do 5º semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e sob a coordenação e orientação da Profa. Dra. Virginia Bentes. Diante da necessidade de construir um diálogo entre os vários conhecimentos existentes, o tema escolhido para mais uma edição do Seminário Saberes e Vivências foi “a interação entre as áreas do conhecimento em prol de uma sociedade mais equilibrada”.

A programação do evento contou com a presença de palestrantes de diferentes formas de conhecimentos, com o intuito de evidenciar como colaboram com a construção de uma sociedade mais harmoniosa. Buscando concatenar conhecimentos diversos, produzidos e necessários na construção de uma sociedade mais igualitária e consciente das diversidades que a constroem.

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes:

  • Adalberto de Paula Barreto, professor de Medicina com ênfase em Psicologia, falou do conhecimento científico;
  • Henrique Barbosa da Silva (Sr. Dantas), pescador desde os 12 anos e que possui 50 anos de convivência no Rio Ceará, falou do conhecimento popular;
  • Nonato Albuquerque, jornalista, atua como âncora no programa Barra Pesada na Tv Jangadeiro (CE), e como colunista do Portal Tribuna do Ceará, falou sobre o conhecimento religioso (espiritismo);
  • Pingo de Fortaleza, cantor, compositor, poeta, pesquisador e músico brasileiro, falou sobre o conhecimento artístico.
  • Regenaldo Rodrigues da Silva, professor na área de Filosofia com ênfase em ética fundamental, falou sobre o conhecimento filosófico ;

O Auditório Rachel de Queiroz, local foi realizado o evento, ficou totalmente lotado de expectadores, não somente da UFC como também de outras instituições que foram prestigiar e aprender mais sobre outros conhecimentos. Em 2 horas de duração, tivemos as falas dos palestrantes que se envolveram com o tema do seminário e contaram um pouco da sua vida, do conhecimento que tinham afinidade e, literalmente, misturaram os conhecimentos para mostrar ao público que nenhum conhecimento é isolado, podendo dialogar com os outros e de forma interdisciplinar.

13138901_1764583037106116_5858036976315486863_n

Auditório Rachel de Queiroz da UFC recebeu o Seminário Saberes e Vivências

Ao final foi realizado sorteios e oferecido coffee break para os participantes. O evento atingiu seu objetivo, e ainda mais, pode mostrar que o conhecimento pode integrar a comunidade acadêmica com a sociedade civil, e que elas podem aprender uma com a outra e despertar a curiosidade e o interesse em outras pessoas.

O ser humano não se constrói sozinho, é um complexo de experiências e partilhas de vida, pois vivenciamos uma época de transformações onde somos seres plurais, reflexo de uma cultura globalizada. Como resultado desse modo de vida, acompanhamos a explosão de diferentes formas de ver e viver o mundo, assim também é o conhecimento, uma mistura de sinapses e construções entre saberes e vivências.

Assim, o VI Seminário Saberes e Vivências: Interação de conhecimentos, deixou sua marca em cada um que esteve presente, com novos aprendizados, conhecimentos e o mais importante, que a comunidade pode e deve estar presente nas atividades acadêmicas.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Mídia e Democracia é tema de seminário na UFF

Próximo post

Fim do Ministério da Cultura

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *