0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

RIO – Em meados dos anos 90, presidindo a Editora RT – Revista dos Tribunais, Carlos Henrique Carvalho Filho teve a ideia de criar também a distribuidora de livros Vertice Books, que iniciou suas atividades apenas em 2004. Hoje, tendo vendido a Editora e continuado a tocar a distribuidora, que faz parte da Books Partners, ele nos conta um pouco da jornada que foi montar a Vertice Books, fala de como a distribuidora lida com a área jurídica e suas transformações.

Emilia Sandrinelli: Como foi que surgiu a ideia da Vertice Books?

Carlos Henrique: A Vértice Books surgiu em 2004 por uma iniciativa minha, que na época presidia a RT – Revista dos Tribunais. O objetivo era ampliar o alcance das publicações jurídicas para as bibliotecas, atuando como distribuidora de livros. A RT já tinha uma atuação consolidada e ampla tradição no segmento de conteúdo jurídico para profissionais da área. A Vértice Books nasce para ser um braço distribuidor de livros para as bibliotecas, tanto de obras da RT, quanto de outras editoras. Em 2010, com a venda da RT para a Thomson Reuters, a Vértice Books – que já era uma empresa independente da RT -, seguiu seu rumo. Pouco tempo depois, a Vértice Books adquiriu a Empório do Livro, com o objetivo de estender seus serviços também às livrarias. Hoje, ambas as marcas estão ancoradas em uma companhia chamada Book Partners, que tem por missão atuar como uma provedora de full services para o setor livreiro.

E.S.: Qual a missão da empresa?

C. H.: Disponibilizar ao mercado  uma rede de serviços especializados, diferenciados e estruturados em uma nova plataforma integrada, que eleve o nível de qualidade, eficiência e os resultados para as empresas parceiras e que esse novo padrão também reflita em um atendimento premium para os clientes e fornecedores, até chegar ao consumidor final. A cadeia do setor envolve desde os autores, as pequenas e médias editoras, até grandes geradores de conteúdo, além das empresas de distribuição e de gestão logística.

E.S.: A empresa investe em iniciativas de marketing para divulgar a sua marca?

C. H.: Sim. Alinhada às estratégias de comunicação desenhadas para a Book Partners, que inclui divulgação nas redes sociais; ações dirigidas a cada segmento – livrarias, bibliotecas, editoras e outros; assessoria de imprensa, cada marca do grupo tem sua imagem divulgada e reforçada no setor. A empresa vem investindo no lançamento das marcas para a próxima Bienal do Livro, que acontece em agosto próximo; e tem sido presente nas últimas edições do SNBU – Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.

E.S.:  Quais são os produtos e/ou serviços que a Vertice Books oferece hoje?

C. H.: Livros em todas as áreas de conhecimento, nacionais e importados.

E.S.: Há quanto tempo a Vertice Books atua nesse ramo de livros jurídicos?

C. H.: Desde o início, em 2004.

E.S.:  Qual é a situação do mercado interessado nesse tipo de livros?

C. H.: Observa-se hoje o aumento do interesse no livro, seja como um facilitador educacional, seja como objeto da melhoria educacional, o que faz com que, cada vez mais, alunos de faculdades tenham demandas cada vez maiores por conteúdo educacional.

E.S.:  Você acredita que o poder público tem despertado para essa questão do livro, das bibliotecas, da informação de um modo em geral? Como é que você enxerga essa questão?

C. H.: Sim, nota-se um aumento do interesse do poder público na melhoria da educação, com a melhor preparação dos alunos para poderem ter uma melhor atuação no mercado de trabalho futuro, contando com o crescimento exponencial observado nas classes inferiores, o que pode levar a um país mais competitivo internacionalmente.

E.S.:  Atualmente a empresa está envolvida ou apoia algum projeto social?

C. H.: Não.

E.S.:  Quais são as projeções para o futuro?

C. H.: Hoje estamos trabalhando somente com os livros físicos dentro das instituições de ensino, porém, é sabido que a partir de 2014, o MEC permitirá que até 20% do acervo das bibliotecas seja em formato digital, o que está nos levando a desenvolver um sistema de livros digitais específicos para bibliotecas, que contemplem a transferência dos alunos da experiência de consulta física para a digital sem traumas. Teremos surpresas em breve.

E.S.:  Como os interessados podem contatar a Vertice Books?

C. H.: 08007025064  ou falecom@verticebooks.com.br

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Uma história seletiva de tecnologia em bibliotecas jurídicas

Próximo post

Tablets ou e-readers?

Sem comentários

Deixe uma resposta