0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O Twitter é um microblogging criado em 2006 e hoje em dia é a 4º rede social mais acessada no mundo. Inicialmente, o espaço surgiu com a proposta de possibilitar que seus usuários pudessem trocar mensagens pessoais em tempo real através de textos curtos.

Além de criar uma ferramenta que permite a troca de tweets (textos de até 140 caracteres) entre os usuários, a ferramenta possibilita também a republicação dessas mensagens dando os créditos ao autor original (os chamados retweets). Outro recurso é a conectividade com outras redes sociais, permitindo, por exemplo, que o usuário compartilhe uma mensagem no Twitter e, ao mesmo tempo, em outra rede da sua escolha. Estas e outras possibilidades de interação fazem do Twitter uma das redes sociais mais populares, como demonstrou o Portal Pingdom, com a realização de um levantamento das 29 redes sociais que recebem mais de 1 milhão de visitantes por dia, divulgado em março deste ano.

Com sua utilização cada vez maior ao longo do tempo, os objetivos dos usuários da rede foram se diversificando, um exemplo que tem chamado atenção são as instituições que criam contas na rede para utilizá-las como uma opção de comunicação com seu público. Segundo o site Administradores.com.br, num estudo realizado pela fabricante de softwares McAfee, cerca de 90% das empresas brasileiras usam ferramentas da web nos negócios, entre elas o Twitter.

A Petrobrás (@blogpetrobras) utiliza a ferramenta para diversas informações, desde eventos que ela esteja patrocinando, até conteúdos em vídeos, a maioria com links que remetem à página do Blog Petrobras.

Seguindo essa tendência, muitas bibliotecas encontram mais um novo espaço na Web para disseminar informação e conectar-se com outras bibliotecas e pessoas interessadas. No mês de novembro, a Biblioteca Central Irmão José Otão (PUCRS) forneceu em seu perfil quase 30 informações, que variam desde divulgações de notícias a comunicados sobre fechamento da instituição no feriado. Com quase um tweet por dia, o @ BibliotecaPUCRS, seguido por 1.495 usuários, é um exemplo quando refere-se a modernização, iniciativa e conectividade com seus usuários.

Assim, o Twitter passa de um espaço pessoal para um espaço farto em propagandas e divulgações e, diferente de outras redes, o acesso aos perfis é permitido sem que necessariamente o navegador tenha efetuado um cadastro.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Marilena Chaui

Próximo post

Movimento Estudantil de Biblioteconomia

Sem comentários

Deixe uma resposta