0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

“Todo apoio as ocupações porque vai ter mais”, destacou a estudante Susane Whitehead em entrevista à Revista Biblioo em um dos primeiros dias da Ocupação do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em tom profético a estudante Susane nem imaginava que em poucos dias as Ocupações das escolas cariocas iriam se expandir e nesta quinta-feira (07) os alunos já ocuparam 13 escolas, sendo em sua grande maioria escolas localizadas na Zona Norte da cidade do Rio.

Outras regiões da cidade também possuem ocupações de escolas como a Zona Oeste, Região Metropolitana, Maricá, Macaé, Volta Redonda e Niterói. Um dos pontos interessante do movimento secundarista do Rio é que até agora todas as ocupações se concentram fora do eixo da Zona Sul do Rio, no interior do estado, na Região Metropolitana e nas Zonas Norte e Oeste são onde se concentram o maior número de escolas ocupadas.

Ocupa Mendes

O Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na Rua Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador foi ocupado por estudantes no dia 21 de março. Dentre as reivindicações dos alunos estão a manutenção da estrutura escolar, a livre utilização das salas e laboratórios da escola, maior flexibilidade do espaço público do colégio para atividades extracurriculares, entre outros.

Um grupo de magistrados da Associação Juízes para a Democracia (AJD) visitou a ocupação do Colégio Mendes de Moraes no dia 06 de abril, estiveram no local os desembargadores Siro Darlan, Sergio Verani e João Batista Damasceno e os juízes André Tredinnik, Simone Nassif e a juíza do Trabalho Daniela Muller.

Para maiores informações, acesse a página Ocupa Mendes onde os estudantes informam a rotina diária e as atividades da ocupação.

Ocupa Gomes

A segunda escola ocupada foi o Colégio Estadual Gomes Freire localizado na Rua São Maurício, 87, bairro da Penha, Zona Norte do Rio.  O Gomes Freire foi ocupado pelos alunos no dia 28 de março.

Dentre as atividades realizadas pelos alunos estão as assembleias estudantis, aulões, limpeza e organização da escola. Durante a organização do auditório, os alunos encontraram vários livros didáticos armazenados no chão e muitos ainda embalados e sem uso. Um verdadeiro descaso por parte da direção da escola com livros que poderiam estar disponíveis na biblioteca da escola para consulta dos alunos.

ocupa gomes livros

Secundaristas do Ocupa Gomes encontraram pilhas de livros didáticos no auditório da escola / Foto: Ocupa Mendes

Para maiores informações acesse a página Ocupa Gomes e fique por dentro das atividades e reivindicações dos secundaristas

Ocupa Heitor Lira

O Colégio Estadual Heitor Lira fica localizado na Rua Cuba, 320, no bairro da Penha, Zona Norte do Rio. O Heitor Lira foi ocupado pelos alunos na manhã do dia 04 de abril e até então diversas atividades estão sendo realizadas, dentre elas, aulões, rodas de apresentações, debates, encontro com pais e professores, entre outros.

limpeza do coupa lira

Alunos na limpeza do refeitório da escola / Foto: Ocupa HL

Para maiores informações acesse a página Ocupa HL e fique por dentro das atividades realizadas.

Ocupa Cairú

O Colégio Estadual Visconde de Cairú, localizado na Rua Soares, no bairro do Meiér, Zona Norte do Rio, também foi ocupado no dia 04 de abril após assembleia os estudantes decidiram ocupar a escola.

OCUPA cAIRU FOTO GREVE ESTADUAL RJ

Cartazes elaborados por alunos do Cairú / Foto: Ocupa Cairu

Dentre as reivindicações dos alunos estão a reforma do espaço da escola, a contratação de funcionários como secretária, inspetores e porteiros. Para maiores informações acesse a página Ocupa Cairu.

Ocupa Euclydes

 A quinta escola ocupada foi o Colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva, lozalizado na Rodovia Amaral Peixoto, lote 1, São José de Imbassai, Maricá, Região Metropolitana do Rio.

Assim como nas outras ocupações, os estudantes do Colégio Euclydes estão realizando debates e atividades culturais. Dentre uma das atividades, os estudantes pintaram a fachada principal e o portão da escola.

pintura da fachada do euclydes

Pintura da fachada da escola / Foto: Ocupa Euclydes

Para maiores informações acesse a página Ocupa Euclydes.

Ocupa Nery

O Colégio Estadual Doutor João Nery, sexta escola ocupada, está localizado na Avenida Santa Cruz, nº 2, Humberto Antunes, Mendes, RJ. Além de assembleias estudantis, os alunos desta ocupação estão organizando mutirão de limpeza, exibição de filmes, eventos para comunidade, entre outros.

ocupajoão nery

Entrada da Escola João Nery / Foto: Ocupa João Nery

Para maiores informações acesse a página Ocupa João Nery.

Ocupa Matias

A sétima escola ocupada foi o Colégio Estadual Matias Neto, localizado na Rua Conde de Araruama, nº 439, Centro, Macaé, RJ. Os estudantes também estão realizando atividades culturais, como a exibição de filmes, assembleias, entre outros.

OCUPAMATIAS NETO

Alunos fixando faixa do na entrada da escola / Foto: Ocupa Matias Neto

Para maiores informações acesse a página Ocupa Matias Neto.

Ocupa Bacaxá

O oitavo colégio ocupado foi a Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz, localizada na Rua Capitão Nunes, S/N, Bacaxá, Saquarema, RJ. A Escola foi ocupada no dia 05 de abril e os alunos estão fazendo limpeza da escola e organizando atividades culturais no espaço.

ocupabacaxá

Alunos realizando limpeza da escola / Foto: Ocupa Bacaxá

Para maiores informações acesse a página Ocupa Bacaxá

Ocupa Clovis

A nona escola ocupada foi o Colégio Estadual Professor Clovis Monteiro, localizado na Avenida dos Democráticos, nº 271, Manguinhos, Zona Norte do Rio.

Durante um inventário realizado pelos alunos, eles encontraram cinco caixas de blusas da rede estadual que nunca foi entregue aos alunos. Durante o ano letivo os alunos foram obrigados a adquirir blusas em lojas para não ficar sem uniformes.

ocupaclovis blusas

Caixas com uniformes da rede estadual encontrada por alunos / Foto: Ocupa Clovis

Para maiores informações acesse a página Ocupa Clovis.

Ocupa Irineu

A décima escola ocupada foi o Colégio Estadual Irineu Marinho, localizado na Rua Doutor Otávio Ascoli, próximo ao nº 694, Vila Centenário, Duque de Caxias, RJ.

ocupa irineu

Estudantes do Irineu Marinho / Foto: Ocupa Irineu

Durante a ocupação os estudantes realizaram debates, assembleias e oficinas de cartazes. Para maiores informações acesse a página Ocupa Irineu.

Ocupa Stuart

A décima primeira escola ocupada foi o Colégio Estadual Stuart Edgar Angel Jones, localizado na Rua Raul Azevedo, nº 378, Senador Caramará, RJ.

12928289_983230738422598_1149089954994342361_n

Alunos do Colégio Stuart Angel / Foto: Ocupa Stuart

Cansados de ver os professores lutando por melhorias na educação pública, os alunos da primeira escola ocupada na Zona Oeste também realizaram oficinas de cartazes que estão sendo fixados no interior da escola. Para maiores informações acesse a página Ocupa Stuart

Na manhã desta quinta-feira (07) mais duas escolas foram ocupadas. A primeira foi o Colégio Estadual Guanabara, localizado na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, Aterrado, Volta Redonda.

A segunda foi o Instituto de Educação Estadual Professor Ismael Coutinho (IEPIC), localizado na Travessa Manoel Continentino, nº 32, São Domingos, Niterói, RJ.

Os secundaristas estão dando uma aula de cidadania e de fato fazendo história, como muito bem afirmou o aluno Andreh Luiz em entrevista à Revista Biblioo: “Daqui há cinco ou dez anos nossos filhos vão ler nos livros de história que alunos lutaram por eles”.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Dia do jornalista

Próximo post

“O Poeta Mostra a Língua”

Sem comentários

Deixe uma resposta