0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Camila Campanerut, da Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura.

De 30 de novembro a 4 de dezembro, a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) realiza, em Brasília, quatro eventos que englobam debates, reflexões e exposições de ações relacionadas aos setor do livro e da leitura e ao andamento de políticas públicas no Brasil e no exterior sobre o tema.

O primeiro deles é o I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor, de 30 de novembro a 2 de dezembro, no auditório do Senado Federal, com programação aberta ao público. Agentes políticos, escritores e gestores de planos de livro e leitura compartilharão suas experiências com os presentes. Serão apresentados casos brasileiros e de países como Colômbia, Chile, Finlândia e Uruguai de implantação de planos nacionais de leitura e práticas inovadoras em bibliotecas.

I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor, que acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro, no auditório do Senado Federal, com programação aberta ao público.
I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor, que acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro, no auditório do Senado Federal, com programação aberta ao público.

De acordo com o diretor da DLLLB, Volnei Canônica, o encontro nasce com o intuito de refletir sobre os diferentes caminhos percorridos pelos atores que pensam a promoção do livro e da leitura. “O Território Leitor quer viabilizar um Brasil que se conecta com cada ação de promoção da leitura nos diferentes estados, municípios e bairros. É um Brasil conectado de Norte a Sul, de Leste a Oeste e com o mundo. Somente juntos poderemos construir um Território Leitor”, afirma.

Em paralelo, também será realizado o I Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), com foco no fortalecimento e na qualificação de políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Estão previstas as apresentações de planos nacionais de leitura de países da América Latina, que, em diálogo com os planos estaduais e municipais das cinco regiões brasileiras, possibilitarão uma importante reflexão sobre o contexto atual de implantação e aprimoramento dos planos no Brasil. O evento será realizado no Edifício Parque Cidade Corporate, na região central de Brasília, no dia 3 de dezembro.

Já de 30 de novembro a 4 de dezembro, o XX Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) irá trabalhar na formação e no fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. O objetivo é elaborar um diagnóstico da situação atual e um planejamento de ações que possam ampliar o campo de atuação dos sistemas, de forma a fortalecer o trabalho colaborativo com as bibliotecas municipais e comunitárias.

A 16ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) marca uma nova fase do programa no MinC, sob a gestão da DLLLB. O evento reunirá os Comitês do Proler de diferentes lugares do Brasil com a intenção de construir novas diretrizes para o próximo biênio, além de estratégias para se avançar na formação de mediadores de leitura.

————————

A Revista Biblioo fará a cobertura desses eventos, trazendo aos leitores o que de melhor vai rolar na programação através de releases diários, entrevistas e notícias atualizações nas redes sociais. Fique ligado em nosso site, em nossas redes sociais (Facebook e Twitter) e na TVbiblioo.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Por que o Eduardo Paes não “salva” as bibliotecas municipais do Rio?

Próximo post

Funcionários do CRB7 contestam versão apresentada sobre o fim da greve

Sem comentários

Deixe uma resposta