1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Skoob (www.skoob.com.br) é uma rede social brasileira voltada para a leitura. O espaço, lançado em 2009, surgiu de uma ideia comentada em uma conversa entre amigos e começou sem a pretensão de alcançar tantos adeptos, mas acabou por surpreender: “Apenas no primeiro mês tivemos mais de sete mil usuários cadastrados. Hoje estamos chegando a quinhentos mil usuários e o crescimento segue com uma média de trinta mil novos usuários por mês”, conta Lidenberg Moreira, um dos fundadores da rede. “Por não ter o objetivo de virar um negócio, a equipe acabou sendo montada aos poucos. Conforme a rede foi aumentando em número de leitores e também de acessos, fomos chamando os profissionais com os perfis necessários para manter o funcionamento e o crescimento do Skoob”.

E assim foi montada a equipe que hoje trabalha por trás dessa rede social colaborativa. Mas o que o Skoob oferece de tão interessante assim? Bom, primeiro, o seu maior diferencial é o objetivo: Skoob lido ao contrário é books (livros em inglês) e são eles, os livros, e a leitura o seu ponto central. Na rede você pode criar o seu perfil, como é tradicional em redes sociais, mas, além disso, você pode também montar a sua estante e nela classificar seus livros de duas maneiras: pelo status de leitura (lidos, lendo, vai ler, relendo e abandonei) ou pelo status de como eles se encontram na sua estante real (favoritos, tenho, desejado, emprestei, troco e meta).

 

Como é a característica principal de toda rede social, ela permite conhecer outras pessoas, nesse caso, outros leitores. Assim você pode trocar recados, seguir amigos, ou seja, acompanhar suas atualizações que compõe, na verdade, sua rotina de leitura e participar de fóruns temáticos. Além desses recursos básicos, os mais empolgados ainda tem outras possibilidades bem interessantes. Vejam o que destacamos para vocês:

  • Resenha: você pode criar uma resenha do livro que você leu, destacando o que achou e o que aprendeu.
  • Histórico de Leitura: escreva do progresso de sua leitura, destaque a página, dê uma nota para o trecho do livro e ainda faça um comentário.
  • Avaliando: dê conceitos de1 a5 estrelas para avaliar um livro.
  • Livros Similares: destaque livros similares ao que você leu.
  • Cadastre um novo livro: se por um acaso não encontrar na busca um livro para adicionar na sua estante, você pode cadastrá-lo.
  • Widget para Blog/Site: leve sua estante Skoob para o seu Blog ou Site.

Uma das atualizações mais recentes e populares do Skoob é o Perfil Plus que partiu de sugestões dados pelos próprios usuários. “Ele é totalmente gratuito, o usuário se cadastra no Skoob e clica na opção para se tornar um usuário PLUS” explica Lidenberg, acrescentando que “assim, toda vez que ele colocar um livro na sua estante virtual e marcar este como ‘troco’, os outros usuários PLUS irão tomar conhecimento do livro e poderão solicitá-lo. Esta opção foi criada em abril de 2011 e mais de 30 mil livros já foram trocados desta maneira.”

Com todos esses recursos, como sua rotina de leitura pode ser alterar?

Analisando primeiro pela parte técnica, o Skoob pode ser uma grande oportunidade para você sistematizar suas metas de leitura. Afinal, para os leitores assíduos, o grande número de publicações que surge todo dia é cada vez mais “angustiante”: cada vez há mais livros para ler e os preços não andam atrativos. Por outro lado, o tempo e a verba disponível para os livros não aumentam com a mesma frequência. Para isso, o Skoob pode ser uma grande ajuda, como nos conta a professora Viviane Freitas, usuária do Skoob a cerca de dois anos: “passei a me organizar mais e criar uma lista de prioridades para comprar, além de conhecer novos livros através dos grupos e amigos”.

Já a possibilidade de contato com outros leitores acaba se tornando contato também com uma maior diversidade de livro e autores, como foi o caso Flávia Mayrink: “[o Skoob] me ajudou a descobrir autores e livros que eu não conhecia ao explorar as estantes dos meus amigos”.

Os Skooencontros

As amizades e afinidades que surgiram pela rede acabaram dando início a encontros presenciais. São os Skooencontros que acontecem em várias cidades pelo país e acaloram ainda mais os debates literários. Janda Montenegro, revisora e autora de livros, utiliza o Skoob há três anos e é uma das organizadoras dos encontros no Rio de Janeiro.  “Conheci vários outros títulos que normalmente eu não conheceria, ganhei contato com as editoras, conheci gente que amava livros tanto quanto eu e, há três anos, organizo encontros literários que divulgam e incentivam a leitura”, conta ela.

 

O Skoob continua crescendo e se aperfeiçoando e é adotado por cada vez mais leitores ao redor do país, afinal, como nos disse Graciela Mayrink, autora e usuária do Skoob desde 2009: “É bom para conhecer outros leitores apaixonados e trocar informações sobre livros.”

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Vera Saboya

Próximo post

Pessoas deficientes, pessoas sonhadoras e um Biblioburro

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *