57
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Está aberta no site do Senado Federal uma enquete sobre o estabelecimento da presença de bibliotecários em todas as bibliotecas escolares do país. Ao receber 20 mil apoios, a ideia, cujo prazo limite de participação é 11 de março de 2020, se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores.

Embora a lei das bibliotecas escolares (Lei nº 12.244/2010) estabeleça que até 2020 todas os estabelecimentos de ensino básico do país tenham bibliotecas com bibliotecários, o número destes profissionais nestes espaços é visivelmente baixo. Além disso, a Lei nº 4084/1962 determina que a administração de bibliotecas é uma função precípua de bibliotecários.

“Atualmente o número de profissionais bibliotecários que atuam no espaço da biblioteca é mínimo. O Estado precisa garantir a presença e a permanência desse profissional no ambiente escolar para melhoria da aprendizagem dos alunos. Hoje o que se vê são espaços ociosos que poderiam estar fazendo diferença na vida de muitas pessoas”, diz a enquete.

No Brasil apenas cerca de 45,7% das escolas públicas de ensino básico contam com bibliotecas ou salas de leituras. Ao mesmo tempo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro este ano mostra que a existência da biblioteca na escola tem efeito positivo no desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

RNBC lança coleção de livros na Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado, 16

Próximo post

Como em termos educacionais o 15 de novembro de 2019 reedita o 1891