0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Da Assessoria de imprensa SEC/SP

Entre os dias 17 e 19 de novembro será realizado o 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva), evento que reúne as principais lideranças e discute os desafios do setor no país e no mundo. Na programação, um dos destaques é o quadrinista e empresário Mauricio de Sousa, criador de personagens clássicos como Mônica, Cebolinha e Cascão. A Turma da Mônica comemorou 50 anos em 2013 e o autor já vendeu mais de 1 bilhão de revistas, sendo integrante da Academia Paulista de Letras (APL).

Sousa participa de bate-papo com o público, às 11 horas, no dia 17 de novembro. O mediador será o músico e escritor Wandi Doratiotto. Na sequência, o autor participará de mesa-redonda com o tema Gibiteca e mediação de leitura, às 13h30. O empresário divide a palavra com Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile, e Patrícia Kátia da Costa Pina, da Universidade Estadual da Bahia. Entre os temas abordados, um deles é como os gibis podem ser uma ferramenta para a formação de leitores nas escolas e em bibliotecas. Além de Mauricio de Sousa, escritores marcam presença no seminário: Fabrício Carpinejar e Laurentino Gomes.

Carpinejar conversa com o público no dia 18 de novembro, às 16 horas. Poeta, jornalista, blogueiro, apresentador de TV e professor, escreveu, entre outros livros, As solas do sol, Meu filho, minha filha, Canalha, Diário de um apaixonado, Mulher perdigueira. Em 2003, recebeu Prêmio Nacional Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras.

Laurentino Gomes se apresenta no dia 19 de novembro, às 16 horas. É autor dos livros 1808, 1822 (vencedor, em 2001, do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem e Melhor Livro do Ano de Não-Ficção) e 1889, aclamado recentemente como vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem. A trilogia já vendeu mais de dois milhões de cópias.

Outra pauta relevante é a mesa que vai tratar da diversidade de gênero e sexualidade. Esta é a primeira vez que o tema é discutido no setor de bibliotecas. Entre os convidados estão Alessandra Acedo, do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo; Bárbara Graner, representante do Ministério da Saúde; Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; e os escritores João Silvério Trevisan e João Walter Nery. A atividade é no dia 19 de novembro, às 9h30.

Sobre o Seminário Biblioteca Viva

A SP Leituras e a Unidade de Biblioteca e Leituras (UBL), da Secretaria de Estado da Cultura, organizam em São Paulo, de 17 a 19 de novembro de 2014, o 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva). O evento reúne cerca de 800 bibliotecários, profissionais de bibliotecas, dirigentes de cultura e estudantes de áreas afins, e trata da valorização das bibliotecas para a disseminação da leitura e da informação, além de apresentar cases nacionais e internacionais das melhores práticas do segmento.

7º Seminário Internacional de Biblioteca Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)

Data: 17 a 19 de novembro

Horários: das 9 às 19 horas.

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César

Ao lado da estação Clínicas do Metrô – próximo ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Telefone: (11) 3155-5444

Mais informações sobre o evento no site oficial, além de dicas de transporte, restaurantes e hospedagem. Veja a programação completa em https://www.bibliotecaviva.org.br ou na tabela abaixo.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Programe-se

Próximo post

Estágio na biblioteca britânica

Sem comentários

Deixe uma resposta