7
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Diante do contexto adverso pelo qual as bibliotecas públicas do Rio passam, bibliotecários e órgãos de representatividade decidiram criar um movimento em defesa destes espaços. Assim, a semana do bibliotecário, que se inicia no próximo dia 12, data em que se comemora a figura deste profissional no Brasil, será utilizada para dar visibilidade e essa luta. A ideia é fugir da tradição das enfadonhas palestras em que as pessoas ficavam se congratulando, ignorando todo o contexto de precariedade não só das bibliotecas, mas das condições de trabalho destes profissionais.

Para isso, está sendo programada uma série de atividades durante toda a semana. As ações vão de apresentações culturais à divulgação de um manifesto pedindo a reabertura e a manutenção das bibliotecas-parque do Rio, das quais algumas unidades estão fechadas desde o final do ano passado. “A ideia é reunir a representatividade da biblioteconomia do Rio e organizar formas de mobilização. Este é um momento de responsabilidade social dos bibliotecários porque o cidadão está perdendo o acesso à cultura, a leitura e a arte”, explica Kelly Pereira, presidente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ-RJ), uma das pessoas à frente das ações.

Confira abaixo a programação para toda a semana no Rio:

12/03 (domingo) – Biblioteca Sem Paredes (doação de livros). Horário: 9h às 14h. Local: Praça Edmundo Rego – Av. Júlio Furtado, 74 – Grajaú.

12/03 (domingo) – Compartilhando Histórias na Praça Granito (contação de histórias etc.). Horário: 10h às 12h. Local: Praça Granito, s/n – Parque Anchieta.

13/03 (segunda-feira)- Solenidade de abertura da semana e entrega de placa em homenagem ao conselheiro-bibliotecário Celso Latine, falecido em 2016. Horário: a partir das 10h30. Local: Sede do CRB7, Avenida Rio Branco, n° 277 – sala 710 – Centro.

13/03 (segunda-feira) – Palestra “Markespace: inovações e criatividade na biblioteca moderna”. Horário: 13h. Local: IBEU Copacabana, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – Copacabana. Inscrições no email: ircrio@state.gov . Tel.: (21) 3823-2168.

13/03 (segunda-feira) – Abertura do evento “Biblioteconomia no contexto informacional do século XXI”. Palestra “Biblioteca: a informação no século XXI, com o professor Luiz Augusto Milanesi. Horário 14h. Local: Sesc da Barra da Tijuca,  Avenida Ayrton Senna, nº 5.555 – Jacarepaguá. Inscrição no email: bibliodn@sesc.com.br. Para a participação de pessoas externas, é necessário que sejam encaminhados: nome, instituição, dia e horário de interesse, para o e-mail: bibliodn@sesc.com.br. Há estacionamento no local. Para quem vem de ônibus, a parada é em baixo da passarela sobre a Linha Amarela, na Gardênia Azul, em frente ao Shopping Up Town.
14/03 (terça-feira)– UNIRIO –Auditório Tércio Pacitti – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/Instituto de Biociências (Ibio). Av. Pasteur, 456, Urca. Horário: 14h: Abertura: Márcia Valéria (Diretora da Biblioteca Central da UNIRIO), Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (CFB), Lucia Lino (Presidente CRB-7). Palestra I: Biblioteca para todos:  boas práticas para o atendimento aos usuários com deficiência. Palestrante: Sandra Filgueiras (UFF). Com a presença de Lucília Machado, Sensibiliza-UFF- Coordenadora adjunta da Divisão de Acessibilidade e Inclusão. Palestra II: O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7): ações e perspectivas. Palestrante: Lucia Lino. Palestra III – Bibliotecários e entidades de classe do Rio de Janeiro. Palestrante: Alpina Gonzaga Martins Rosa (REDARTE) e Luciana Manta (SINDIB-RJ)
Sorteio de Brindes
15/03 (quarta-feira) – “UNIRIO  –  bibliotecários: a estrada até aqui”. Palestras I: Biblioteconomia, Ética e Responsabilidade social. Palestrante: Professora Ana Virgínia Pinheiro (UNIRIO). Palestra II: Bibliotecas universitárias sob a perspectiva internacional. Palestrante: Márcia Valéria diretora da Biblioteca Central da UNIRIO. Palestra III: O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7): ações e perspectivas. Palestrante: Sandra Suzano Benigno (1ª Secretária do CRB7). Professor Marcos Miranda representará o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB)
16/03 Quinta-feira – Manifestação em defesa da abertura das Bibliotecas Parques. Horário: 8h às 18h. Local: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro. Programação provisória:

  • 8h às 9h: Sussurro poético, com as bibliotecárias Cilene Oliveira e Claudia Rodrigues Gomes;
  • 9h às 9h30: Palavra para um dos representantes de associação, para um representante sarau e um transeunte (10 min);
  • 9h30 às10h: Caravana do Cordel;
  • 10h as 10h30h: Palavra para um dos representantes de associação, para um representante do repentista e um transeunte (10 min);
  • 10h30 às 11h: Ballet Manguinhos (a confirmar);
  • 11h às 11h30: Palavra para um dos representantes de associação, para um representante do balé e um transeunte (10 min);
  • 11h30 às 12h: Coral Uma só voz (a confirmar);
  • 12h às 12h30: Palavra para um dos representantes de associação, para um representante do coral e um transeunte (10 min).

17/03 (sexta-feira)- BIBLIONIC – Piquenique coletivo e palestra “Universalização e incentivo à leitura”, com a bibliotecária Gilda Alvarenga. Horário: 13h às 17h. Local: UFF – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos, Niterói.

22/03 (quarta-feira) – Palestra “Machado de Assis: da primeira edição à edição eletrônica”, com a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Marta de Sena. Local: CCH/UNIRIO, Auditório Paulo Freire, Avenida Pasteur, nº 458 – Urca. Inscrições: unirio.br/bibliotecacentral

Em São Paulo

Em São Paulo está programado um “Leituraço” a partir das 15h na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon. A programação contará com atividades lúdicas, oficinas culturais, contações de histórias e apresentações artísticas.

“A ideia do Leituraço é dar continuidade aos atos . A proposta é encher a Avenida Paulista de cultura, música, contação de história, cenas literárias e grafites. Uma construção coletiva em defesa das bibliotecas públicas e escolhemos o dia 12 de março para unir e chamar atenção da categoria”, destaca Luciana Santoni, bibliotecária e integrante do movimento em defesa das bibliotecas públicas de São Paulo.

Confira abaixo a programação completa do evento:

15h – Abertura

15h – Banda Calango Brabo

15h – Rafa e Renan (Dupla de Blues)

16h – Bibliotecários na Rua!

16h20 – Juliana Preto (História Musicada)

16h40 – Emmy Cultura dos tambores (Marcílio)

17h – Maria Texeira (Contação de Histórias)

17h20 – Fernanda (Contação de histórias – 8 minutos)

17h30 – Alessandra Biral (Leitura em voz alta) – convite para o Sarau

17h35 – Sarau

17h50 – Encerramento

Atividade para crianças paralela ao Sarau:

17h30 – Oficina de Letramento Informacional em HQs (Suelen Camilo Ferreira)

Atividades paralelas durante a programação:

Mediação de leitura livre, com Aline Petelin

Grafite em tela, com Todyone

Doação de livros

Em Minas Gerais

Em Minas Gerais a Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG, em parceria com a Associação de Bibliotecários do estado, está programando a II Semana do Bibliotecário, a ser realizada no período de 20 a 24 de março de 2017. De acordo com a organização, o evento reunirá profissionais do Sistema de Bibliotecas da UFMG e do estado de Minas Gerais, além de professores e alunos da Universidade. A programação contará com palestras, mini-cursos, treinamentos e apresentações sobre ferramentas de apoio à pesquisa.

Confira abaixo a programação completa do evento:

14/03 – Segunda-feira

14h30 – Biblio-pipoca: exibição do filme “O desinformante” (2009);

20h30 – Apresentação da Biblioteca (recepção de calouros) – Colaboradora: Maianna Giselle de Paula;

15/03 – Terça-feira

9h00 – Treinamento no Portal de Periódicos da Capes – Colaboradora: Fernanda Gomes Almeida;

19h30 – Palestra: “Dados: da extração à visualização” – Colaborador: Christiano Benvindo dos Santos;

16/03 – Quarta-feira

14h – Bate-papo: Graciane Borges (relato de experiência em bibliotecas empresariais e consultoria);

Sorteio de livros

15h – Mostra: “Outras experiências: bibliotecários em diferentes ambientes de trabalho” – Relatos do: 1)Grupo Galpão: Tiago Carneiro; 2) Fundação João Pinheiro: Joana D´arc Ferreira e 3) Unimed-MG: Mariana Fernandes;

16h – Apresentação da Biblioteca (recepção de calouros) – Colaboradora: Elaine Diamantino Oliveira;

19h – Abertura: Carlos Alberto (Diretor da ECI) e Cíntia Lourenço (Coordenadora do curso de Biblioteconomia) – Palestra: “O CRB-6 e suas ações” Mariza Martins Coelho (Presidente do CRB6) (Auditório azul);

20h30 – Palestra: “A lei de acesso à informação em portais de transparência governamentais brasileiros”. Colaborador: Walisson da Costa Resende (Auditório azul);

17/03 – Quinta-feira

9h – Treinamento na base de dados LISA – Library Information Science Abstract – Colaboradora: Eulália Soares (Proquest);

14h30 – Mostra: “Outras experiências: bibliotecários em diferentes ambientes de trabalho”- Relatos do: 1) Grupo Galpão: 1)Grupo Galpão: Tiago Carneiro; 2) Fundação João Pinheiro: Joana D´arc Ferreira e 3) Unimed-MG: Mariana Fernandes;

15h30 – Bate-papo com Gracielle Mendonça – “O Carro-Biblioteca e Telecentro da UFMG: conhecimento, informação e imaginação”;

Sorteio de livros

19h – Treinamento na base de dados LISA – Library Information Science Abstract – Colaboradora: Eulália Soares (Proquest);

18/03 – Sexta-feira

9h – Treinamento no gerenciador bibliográfico EndNote – Colaboradora: Elaine Diamantino Oliveira;

19h30 – Apresentação da Biblioteca (recepção de calouros) – Colaboradora: Gabrielle Francinne Tanus.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

ONG "Livros em movimento" promove ação no dia internacional da mulher

Próximo post

Crônica: Paulo visita minha biblioteca

Sem comentários

Deixe uma resposta