0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O Projeto Saber para Incluir é resultado de uma parceria entre a Diversitas Soluções Inclusivas e a Agência Biblioo Publicações e Comunicação. A ideia central do projeto é oferecer o suporte necessário para que os recursos de inclusão e acessibilidade sejam bem empregados e que isso ocorra de maneira adequada. Sempre levando em conta a importância da gestão e compartilhamento do saber, como sugere o próprio nome do projeto.

Iniciativas incipientes buscam promover a inserção de pessoas com deficiência nos espaços culturais no Brasil, dentre os quais bibliotecas. Entre as iniciativas destacadas estão os editais de acessibilidade e o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas promovidos pelo Ministério da Cultura (MinC), os quais buscavam incentivar a acessibilidade em bibliotecas públicas e a produção e distribuição de livros voltados a pessoas com deficiência visual.

A acessibilidade em bibliotecas públicas também vem sendo explorada nas publicações da Biblioo, o tema foi capa da edição 38 da Revista.

Considerando que existe a necessidade de uma maior compreensão dos profissionais que atuam nos espaços culturais sobre a questão da inclusão, principalmente sobre o aspecto do acesso à informação, que implica na garantia não somente de acesso , mas de uso e interação  ao meio físico, social e material, com segurança, conforto e autonomia (total ou assistida) a todas as pessoas, independente de diversidade funcional, o Saber para Incluir realizará dois cursos e uma oficina em setembro de 2016 no Rio de Janeiro:

– Curso Gestão da Acessibilidade e Atendimento Inclusivo em Espaços Culturais

O curso tem como público alvo os profissionais que atuam em museus, exposições, bibliotecas, arquivos, centros culturais, teatros, instituições educacionais; arquitetos, artistas plásticos, museólogos, arquivistas, professores e pesquisadores da área, entre outros.

Aulas: 17 e 24 de setembro de 2016, das 14 às 20h.

Carga horária: 12 horas

Local: Auditório do Centro Cultural Justiça Federal – Avenida  Rio Branco, n° 241, Centro, Rio de Janeiro.

Inscrições abertas: Acesse www.incluir.biblioo.info e faça a sua agora mesmo! Vagas limitadas!

– Curso Gestão Estratégica da Acessibilidade em Ambientes Culturais: o Desenho Universal como Método

Aulas: 20 e 21 de setembro, das 14 às 18h

Local: Auditório Darcy Ribeiro da Biblioteca Parque Estadual – Avenida Presidente Vargas, n° 1261, Centro, Rio de Janeiro.

Inscrições abertas: Acesse www.incluir.biblioo.info e faça a sua agora mesmo! Vagas limitadas!

– Curso Gestão Estratégica da Acessibilidade em Ambientes Culturais: o Desenho Universal como Método + Oficina Análise Situacional: Avaliando Contextos e Corrigindo Rotas

Aulas: 20, 21 e 22 de setembro, das 14 às 18h

Local: Laboratório no subsolo da Biblioteca Parque Estadual.

Inscrições abertas: Acesse www.incluir.biblioo.info e faça a sua agora mesmo! Vagas limitadas!

saberparaincluir_MEIO DO POST

O objetivo dos cursos é levar ao conhecimento dos participantes as diretrizes que devem fundamentar a elaboração de programas e ações, a escolha e aplicação adequada de ferramentas para a concepção de espaços culturais inclusivos, com foco na promoção da acessibilidade em todos os parâmetros.

Diante da complexidade do tema, os cursos foram propostos, primeiramente em atendimento às demandas surgidas em função da legislação nacional relativa à inclusão, como também, inspirados nos documentos internacionais que defendem, primordialmente, os direitos fundamentais do ser humano, com ênfase no segmento das Pessoas com Deficiência, e consequentemente, a ampliação da participação desses indivíduos na vida em sociedade.

Destacamos a urgência no aprofundamento dessas reflexões devido ao processo de ampliação do acesso das pessoas com deficiência às instituições educacionais em todos os níveis. Esse aspecto não pode ser ignorado, já que o segmento de estudantes representa uma frequência significativa nas bibliotecas, museus e demais instituições culturais brasileiras.

Garanta já sua vaga! As inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas até 02 de setembro de 2016. Para maiores informações acerca dos valores acesse o site do Projeto Saber para Incluir.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Museóloga assume direção de museu após polêmica e furtos em Ribeirão

Próximo post

Objetos pessoais de judeus mortos em Auschwitz são entregues a museu

Sem comentários

Deixe uma resposta