5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Monica Macabu, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Acreditando no potencial da construção coletiva é formada a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) com representação nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A Rede atua para promover ações de incentivo à leitura e à literatura como um direito humano. A RNBC cresce com os objetivos de democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro à Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias,que está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

Histórico da RNBC

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias surgiu como um desdobramento natural da organização em rede de bibliotecas comunitárias em várias cidades do país. Esses espaços de leitura, mantidos por instituições sociais e culturais em áreas de periferia das regiões metropolitanas, passaram a atuar em rede a partir de 2009 dentro de uma ação de apoio e incentivo à leitura: o Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.

Com esta atuação coordenada e coletiva, as bibliotecas comunitárias ganharam protagonismo e liderança na construção de políticas públicas da área do livro e leitura. As experiências de troca e aprendizagem, proporcionadas pelo Programa Prazer em Ler, mostraram a necessidade de dar amplitude nacional ao que já era realidade em diversos locais do país.

Acesse também a página no Facebook da RNBC: www.facebook.com/redenacionaldebibliotecacomunitaria.

Visite e conheça as ações da Rede Nacional: www.rnbc.org.br.

 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Animação mescla xilogravura, quadrinhos e o Cariri brasileiro

Próximo post

Fundação do Livro e Leitura lança campanha de Natal pelas redes sociais

1 Comentário

  1. Eneida de Paula
    15 de março de 2017 a 17:58 —

    O investimento nas bibliotecas comunitárias é fundamental, porque é por meio do incentivo a leitura, a cultura entre outros mecanismo culturais que as pessoas da comunidade pode encontra a saída para vários problemas.

Deixe uma resposta