0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

 

Do site Goiás Agora

A equipe da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA) da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) recebeu o conservador e restaurador alemão Stephan Schafer. O roteiro da visita técnica passou pelos museus Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, Arquivo Histórico Estadual e as bibliotecas Pio Vargas e Braille. Schafer é um profissional reconhecido internacionalmente pela técnica exclusiva de desinfestação de acervos museológicos sem a utilização de produtos tóxicos.

Restaurador alemão Stephan Schafer 4O objetivo da visita de Schafer foi realizar um diagnóstico do estado de conservação dos acervos, compreendendo documentos em papel, películas fotográficas, têxteis, plumárias e objetos tridimensionais. Após o diagnóstico, o conservador vai apresentar uma proposta de trabalho para ser desenvolvida ainda este ano. A superintendente Tânia Mendonça, da SPHA, explica que o trabalho pode ser realizado com verbas estaduais e federais. “Com o diagnóstico em mãos, vamos buscar os recursos e concorrer a editais que possibilitem o trabalho”, disse.

Schafer elogiou o empenho da superintendente e equipe com os espaços e incentivou a continuidade das boas práticas. “A limpeza dos locais está excelente e a equipe tem conhecimento, sabe o que têm em mãos”, disse. Ele ressaltou ainda a importância da conservação das unidades culturais. “Patrimônio é a nossa origem, a nossa identificação. O que somos nós sem nosso passado, sem nossa história?”, questiona Schafer.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Na biblioteca de Darwin

Próximo post

A Biblioteconomia como opção profissional

Sem comentários

Deixe uma resposta