0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

RIO – Atualmente temos observado que as empresas vêm ampliando seu foco de atuação e, assim, pouco a pouco cresce o número de iniciativas voltadas para o apoio e os patrocínios a projetos sociais na pauta do setor empresarial. A prática da Responsabilidade Social Empresarial está cada vez mais presente no discurso das organizações privadas, o que além de trazer isenções fiscais, acaba agregando valor à marca das empresas que disponibilizam investimentos na área social.

Durante a Bienal do Livro esse ponto chamou atenção da biblioo através da participação da Supergásbras no evento. Trata-se de uma empresa que não está diretamente ligada ao universo da leitura e dos livros e ainda assim esteve presente com um estande denominado “Biblioteca Mirim”. Fomos até lá conferir de perto essa iniciativa. Conversamos com a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras, Lucinda Miranda, que nos falou detidamente sobre os projetos sociais da empresa.

A Supergasbras, além de apoiar esses projetos, também desenvolve projetos e iniciativas sociais, dentre os quais se destaca: o Viva Vôlei, que consiste numa escolhinha de vôlei onde, para participar, é necessário que a criança esteja matriculada em uma escola e apresente boas notas. O projeto é uma parceria com o Shopping Grande Rio localizado em Juriti, São João de Meriti, RJ.

Outros projetos

O Chega de Saudade, uma iniciativa para tentar localizar crianças desaparecidas anexando fotos delas em encartes fixados nos botijões, conta com uma distribuição abrangendo em torno de um milhão e meio de lares. Até agora foi alcançado o número de nove crianças encontradas entre as trinta e seis divulgadas. Além da divulgação, esse projeto fornece apoio psicológico às famílias que possuem crianças desaparecidas.

O Mais Energia, por sua vez, consiste em um programa de conscientização sobre reciclagem e segurança alimentar, que inclusive ganhou o selo do Fome Zero, programa do governo federal que busca erradicar a fome no Brasil.

Além desses projetos, a Supergasbras também patrocina atletas e eventos esportivos, como é o caso das pentacampeãs mundiais de vôlei de praia, Juliana e Larissa, que além de serem patrocinadas também são madrinhas do projeto Viva Vôlei. Elas estiveram presentes no estande da Supergasbras na Bienal do Livro. As atletas procuraram interagir com as crianças, através brincadeiras e contações de estórias que destacavam a importância do esporte e da leitura.

De acordo com Lucinda Miranda, os projetos sociais da empresa visam principalmente à educação e a sustentabilidade. A participação na XV edição da Bienal do livro tem como objetivo principal incentivar a leitura do público mirim.

Esses projetos como os outros apoiados e desenvolvidos pela Supergasbras surgem a partir das pesquisas dentro das comunidades e são considerados como um fator motivador, como nos conta Lucinda: “Eu acredito que é uma motivação muito grande você poder trabalhar em uma empresa, em que ela não só distribui gás, ela faz muito mais do que isso: ela transforma as pessoas, ela consegue mudar”.

Clique aqui e leia integralmente a entrevista de Lucinda Miranda que compôs está reportagem.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Heloi José Fernandes Moreira

Próximo post

Lucinda Miranda

Sem comentários

Deixe uma resposta