0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Para ampliar ainda mais o debate e as ações acerca da temática do empreendedorismo, a cidade de São Paulo recebeu a primeira edição do Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia (FIEB). O evento aconteceu no último dia 27, na Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, na zona norte da cidade.

Trata-se de um evento organizado e idealizado por um grupo de 16 bibliotecários de diferentes regiões do Brasil. Dentre os objetivos do FIEB estão o intuito de identificar experiências inovadoras, empreendedoras, discutir temas e práticas profissionais relacionadas à Biblioteconomia.

Com tema central intitulado de “Ações inovadoras nos múltiplos campos de atuação profissional”, a primeira edição do FIEB contou um número de 110 participantes. A programação do evento abarcou grandes nomes da área, com debates e compartilhamento de diversas experiências e iniciativas profissionais.

A programação

A sessão abertura do evento ficou por conta das pontuações dos profissionais que representavam as seguintes instituições: Adriana Ferrari (FEBAB); William Okubo (ABRAINFO); Raimundo Martins (CFB) e Daniela Spudeit (Comissão de organização do FIEB).

abertura

Sessão de abertura do FIEB 2016 / Foto: Hanna Gledyz – Agência Biblioo

Adriana Ferrari, que além de representar a FEBAB, também foi uma das mediadoras do evento, destacou a importância do evento para a Biblioteconomia e ressaltou o apoio da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários para a realização e consolidação do FIEB.

Representando a ABRAINFO, William Okubo destacou em sua fala que as instituições devem olhar mais para o protagonismo das pessoas e profissionais. Okubo ressaltou o exemplo dos coletivos populares que se organizaram de forma autônoma e elogiou a coragem da comissão de organização do FIEB 2016 em realizar o evento e convidar as instituições para participar.

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo Martins, agradeceu o convite para participar do FIEB e destacou a temática oportuna do evento, uma vez que muitos bibliotecários estão hoje atuando de forma empreendedora, seja no mercado, seja no campo social.

Finalizando a sessão de abertura, Daniela Spudeit, idealizadora do FIEB 2016, ressaltou que um dos objetivos do evento é justamente pensar em novas possibilidades de atuação para a área. “Esse evento é um sonho de um coletivo de 16 bibliotecários que se reuniram para organizar e pensar novas formas de atuação profissional”, enfatizou Spudeit.

Na parte da manhã foram realizadas duas palestras com dois convidados especiais. A palestra de abertura recebeu o título de “E-futuro? A era digital e a inovação radical”, sendo proferida por Gil Giardelli, professor e difusor de conceitos e atividades ligadas a inovação.

Gianelli

Gil Giardelli durante sua apresentação no FIEB 2016 / Foto: Hanna Gledyz – Agência Biblioo

Com uma apresentação voltada às inovações que estão impactando a sociedade contemporânea, o professor procurou discorrer a respeito de atividades e tecnologias que de certo modo são consideradas inovadoras. “A melhor maneira de empreender é quando você acredita que pode mudar o mundo”, destacou Giardelli. Para ele, não é possível pensar educação de auto impacto sem passar pela biblioteca.

A segunda palestra da manhã foi proferida por Maria Jose Caixeta de Oliveira, analista de cultura e empreendedora do SEBRAE-SP. Com o título de “Empreendedorismo como opção de carreira: desafios e oportunidades”, a apresentação de Maria Caixeta retratou os desafios e perspectivas que envolvem a atividade empreendedora. Ela também abordou as iniciativas e os programas do SEBRAE-SP voltados para o empreendedorismo.

Maria Caixeta

Maria Caixeta durante palestra no FIEB 2016 / Foto: Hanna Gledyz

Na parte da tarde a programação do FIEB 2016 foi realizada através de painéis com debates, sugestões, compartilhamento de ideias e iniciativas profissionais. O primeiro painel foi intitulado de “Capital intelectual, gestão de pessoas e parcerias estratégicas e contou a participação dos seguintes profissionais: Fabiano Caruso (ExtraLibris), Guilma Vidal (DataCoop) e Renate Land (Egregora Inteligência).

painel 1

Primeiro Painel do FIEB 2016 / Foto: Chico de Paula – Agência Biblioo

Neste primeiro painel as discussões levantadas ficaram em torno dos desafios de formação e ampliação de equipes, do perfil de profissional da informação, das carências e necessidades no mercado, valorização de capital intelectual, entre outros.

O segundo painel do dia contou com a participação de Diego Abadan (Lepidus Tecnologia), Neide de Sordi (Innova Gestão), Rodrigo Pereira (Triagem Consultoria) e Todeska Badke (EDoc). Com o título de “Apresentação de produtos/serviços e prospecção de clientes”, os profissionais procuraram relatar suas experiências profissionais e os desafios que encontraram para criar e desenvolver seus projetos e empresas.

painel 2

Painel 2 do FIEB 2016 / Foto: Chico de Paula – Agência Biblioo

O último painel do FIEB 2016 intitulado de “Inovação e campos de atuação” contou com a participação de Cláudia Guzzo (Guzzo Projetos), Laura Pimentel (UOL) e Paula Azevedo (Consultora de Inovação). Neste painel as profissionais procuraram relatar suas experiências pessoais, campos de atuação e os múltiplos espaços que lidam com a informação e podem oferecer oportunidades de atuação no mercado.

PAINEL 3

Painel 3 do FIEB 2016 / Foto: Chico de Paula – Agência Biblioo

Lançamento do livro Empreendedorismo na Biblioteconomia

A temática empreendedorismo vem ganhando espaço nos debates do universo biblioteconômico. Além das diversas iniciativas inovadoras da área, o tema já foi capa da edição 47 da Revista Biblioo e recentemente a Agência Biblioo lançou o livro: “Empreendedorismo na Biblioteconomia”, organizado por Daniela Spudeit. A obra reúne capítulos oriundos de experiências e ações das atividades de extensão e ensino de cursos de graduação e de pós-graduação.

O lançamento oficial do livro foi realizado ao fim do terceiro painel do FIEB 2016, com a presença de Daniela Spudeit, organizadora da obra; Chico de Paula, editor-chefe da Agência Biblioo, e alguns autores da obra coletiva.

Lançamento livro

Lançamento do livro Empreendedorismo na Biblioteconomia / Foto: Hanna Gledyz – Agência Biblioo

Os autores da publicação são, em sua maioria, alunos que participaram do projeto de extensão intitulado: “Empreendedorismo na Biblioteconomia: ensino, formação e atuação” da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da disciplina “Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo” do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ambos coordenados pela professora Daniela Spudeit.

Com prefácio de Marli Dias de Souza Pinto, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, a obra é dividida em duas partes. A primeira aborda os aspectos teóricos e a segunda são os exemplos práticos de modelos de negócios.

Com frete grátis para todo Brasil, o livro já está à venda na loja virtual da Biblioo. Para adquirir o seu agora mesmo, basta acessar: www.biblioo.info/loja.

A segunda edição do FIEB já tem data e local confirmados. Será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no dia 09 de setembro de 2017. Até lá!


Confira mais fotos do evento no Flickr na Biblioo:

Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Biblioteconomia 2016

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Biblioteconomia 2016

Próximo post

1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *