0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do site cerlalc.org.

Metodología_2015_port-170x242Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor. O encontro com o digital, é o título da proposta metodológica publicada pelo CERLALC. Seu propósito é alargar o alcance dos instrumentos de medição do comportamento leitor para dar devida conta das práticas de leitura próprias do entorno digital. Está disponível para download tanto em espanhol como em português.

Faz já alguns anos, o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC) tem insistido na avaliação como condição indispensável para a boa gestão. Hoje, quando as práticas de leitura têm ganho em complexidade, estendendo-se a múltiplos suportes, favorecendo formas híbridas e transmidiáticas de consumo e fomentando uma maior alternância entra a leitura e a escrita, vai crescendo a convicção do que os indicadores tradicionais utilizados nas pesquisas de medição do comportamento leitor não estão dando devida conta destes fenômenos emergentes, propiciados pelo impacto crescente das tecnologias da informação e da comunicação.

Por este motivo, o CERLALC publicou o texto intitulado Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor. O encontro com o digital. Esta nova proposta metodológica procura não só favorecer um olhar mais complexo sobre as pesquisas e as medições da leitura por meio da superação da visão livro-determinista e a valorização das leituras em tempos fragmentários, entre outras coisas, mas também almeja alcançar um maior nível de análise por meio do cruzamento de indicadores de leitura com variáveis sociais, econômicas e demográficas.

A Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor. O encontro com o digital pode ser consultada e baixada no sítio web do Centro tanto em espanhol como em português (https://goo.gl/jm3NPL).

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Günter Schlamp

Próximo post

Para ministro da Cultura, baixo índice de leitura no Brasil "é uma vergonha"

Sem comentários

Deixe uma resposta