5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Aconteceu ontem (24) na Academia Brasileira de Letras o lançamento de “Próxima Página”, a nova série audiovisual da MultiRio. A produção reúne personagens como a escritora Nélida Piñon e o pedreiro Evando dos Santos, fundador de uma biblioteca comunitária na Vila da Penha, no Rio, em torno de um tema em comum: a paixão pelos livros.

A produção mostra bate-papos entre pessoas apaixonadas pela literatura e que trazem à tona as diversas maneiras de entrar nesse mundo e de vivenciar a leitura, promovendo o prazer desse hábito e evidenciando sua relação com outras atividades.

De forma descontraída e envolvente, “Próxima página” destaca a importância dos livros na vida de dez pessoas e convida os espectadores a compartilhar as histórias e afetos desses personagens.

Simone Monteiro, da MultiRio, explica que a série nasceu da reflexão sobre o lugar da literatura na vida das pessoas. Segundo ela, a série tem uma vinculação específica com a literatura, surgindo da necessidade de dar sequência à produção de um conjunto de programas educativos já produzidos pela MultiRio, que é uma empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro.

“O programa é uma corrente: um convida o outro, que convida o outro, que entrevista o outro. E são dez conversas deliciosas dobre a presença da literatura na vida dessas pessoas que têm diferentes campos de atuação”, explica Simone.

No primeiro episódio, a câmera acompanha Nestor Capoeira em um encontro especial: a ida até o local em que entrevistará Patricia Mellodi. A casa do entrevistado, uma biblioteca e a Academia Brasileira de Letras são alguns dos cenários das conversas da série, livres e informais. Obras de iniciação, autores, livros preferidos, escrita literária e leitura estão entre os temas dos bate-papos.

No episódio seguinte, Mellodi assume o papel de entrevistadora de Evando dos Santos. Dessa forma, os personagens se revezam nos papeis da entrevista, até que a corrente literária se “fecha” no último programa, quando Nestor Capoeira é o entrevistado – um final que, na verdade, sinaliza o começo de novas possibilidades de se olhar a leitura.

O irreverente Evando dos Santos, fundador de uma biblioteca comunitária na Vila da Penha. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo

Os dez episódios, com dois personagens e cerca de 15 minutos cada, têm a participação de Nestor Capoeira, capoeirista e autor; Patricia Mellodi, cantora e compositora; Evando dos Santos, fundador de uma biblioteca comunitária; Nélida Piñon, escritora; Paulo Sabino, poeta; Eliane Pimenta, professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e autora; André Dahmer, cartunista; Marcio Libar, ator, diretor teatral e palhaço; Ernandes Fernandes, arquiteto; e Tainá Almeida, do coletivo Meninas Black Power.

“Próxima página” traz o prazer da leitura como seu grande tema e é voltado a um público amplo, que inclui professores e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e todos que reconhecem, ou desejam conhecer, a importância dos livros.

“Imagine eu, pedreiro, entrando na casa de Machado de Assis, entrevistando a maior dama da literatura, Nélida Piñon? Foi emocionante demais! Eu acho que se Deus me recolhesse, eu já estaria satisfeito”, orgulha-se Evandro que abre a série entrevistando a ex-presidente da ABL.

O público já pode conferir a maratona com todos os episódios no canal MultiRio (26 da NET) ou acessá-los na Videoteca do canal.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas completa um ano

Próximo post

Quando o “shhh!”, com o dedo em riste, já não bastava