0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Com o intuito de atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como diversão, o projeto “Você é o que lê”  chega ao Rio de Janeiro dia 27 de setembro, às 19h,  na Livraria Cultura do Cine Vitória, na Cinelândia. Um bate-papo sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo, o projeto conta com três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Gregório DuvivierMaria Ribeiro e Xico Sá.

Sempre em tom informal, os autores dão depoimentos sobre a influência dos livros em suas vidas, da infância até a construção dos últimos títulos. O trio analisa os impactos dos novos formatos de leitura – como a troca de mensagens, ou o uso de redes sociais – na formação da sociedade contemporânea, com discussões sobre a sociedade, política e educação. Para os três, o que importa é o encantamento por boas histórias.

“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como este têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, opina Xico Sá.

voce-e-o-que-le-2-1

Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. Foto divulgação

Na estreia em Salvador, Gregório, Maria e Xico lotaram o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping – feito que repetiram em Brasília e na Flip, onde Marcelo Rubens Paiva atuou como mediador, com presenças ilustres na plateia como Ruy Castro e Adriana Calcanhotto. As próximas edições nacionais do evento já incluem CuritibaBelo HorizonteRecifeFortalezaPorto Alegre, sempre na Livraria Cultura de cada cidade. Depois, o trio explora as fronteiras da língua portuguesa em Portugal (Lisboa e Porto), Angola e Moçambique, seguindo pelas Américas na ArgentinaChile e Colômbia, até Nova York. Após o encontro, são vendidos obras dos três autores em uma sessão de autógrafos.

“Você é o que lê” no Rio de Janeiro

Livraria Cultura  – Cine Vitória, Cinelândia

Data / horário: 27 de setembro (terça-feira), às 19h

Local: R. Sen. Dantas, 45 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3916-2600

Entrada franca.

 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Bibliotecas públicas ficam sem vigilantes por conta de atraso nos salários

Próximo post

Bibiblioteca Parque recebe clube de leitura com moradores em situação de rua

Sem comentários

Deixe uma resposta