6
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Muitos cidadãos, principalmente, os profissionais da informação, têm o conhecimento de projetos de bibliotecas itinerantes, volantes ou móveis, que são ônibus ou kombis adaptados para levar livros e leituras para lugares onde há falta de bibliotecas. Tais projetos contam com os mesmos serviços realizados por bibliotecas fixas e também contam com profissionais da área.

Há alguns projetos antigos e bem interessantes como da Universidade Federal de Minas Gerais que leva leitura para os cidadãos da Grande Belo Horizonte. Outros projetos como a BiblioSESC, que adaptou caminhões e leva leitura e entretenimento para várias cidades do Brasil e o projeto 1001 Histórias com Arte da viação de ônibus 1001 e que realiza oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura para o público infantil matriculado em Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro.

O que para mim foi inusitado foi conhecer o projeto Booktruck da Rizoma, Rizomamóvel ou ônibus móvel que nada mais é que uma livraria itinerante com livros de editoras independentes dentro da Universidade Federal Fluminense. Um ônibus antigo escolar amarelo adaptado e que me lembrou muito de filmes norte-americanos que passam nas décadas de 1950 a 1960.

Parte externa do ônibus. Foto: Luciana Rodrigues / Agência Biblioo

Conversando com responsável pelo Rizomamóvel, ele me contou que o projeto da distribuidora Rizoma, que trabalha com editoras independentes. O projeto é de São Paulo e vem atuando em bairros principalmente onde há refugiados. O Rizomamóvel foi convidado a participar de um evento que está acontecendo no Instituto de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e que trata da mobilidade urbana. “É a primeira viagem mais longa que o Rizomamóvel está realizando”, me contou.

Segundo o site, “O Rizomamóvel tem atuação pública, política e cultural, fazendo circular conteúdos que hoje estão à margem ou restritos a espaços conhecidos de um público específico que os frequenta. Nossa proposta é promover debates, palestras, oficinas e atividades culturais dentro e nos espaços ao redor do ônibus.” Mais informações no Facebook do Rizoma.

O Rizomamóvel ficará em Niterói (RJ) até a próxima quinta-feira dia 19 de setembro no campus do Gragoatá (UFF). Vale a pena conferir.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

As duas perigosas tentações da Frente Parlamentar da Leitura

Próximo post

“O Preserva.ME pretende estimular a circulação de informações e congregar profissionais do setor elétrico”