1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Gurpo de Trabalho do PMLLB do Rio

“É no município que o sujeito desenvolve plenamente sua cidadania estabelecendo laços de pertencimento e partilhando objetivamente do processo da construção da sociedade. A democratização do acesso ao livro e o fomento à leitura, enquanto condição para a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, poderá propiciar a melhoria nos indicadores de desenvolvimento humano e socioeconômico”. 

(Guia dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, MinC, MEC e Instituto Pró-Livro)

A cidade do Rio de Janeiro está construindo seu Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas. Em 23 de dezembro de 2015, foi assinado o Decreto Municipal nº 41172, garantindo a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que, sob a coordenação das Secretarias de Educação e de Cultura do Município, vem se mobilizando para a elaboração do PMLLB.Rio[1].

O Plano tem como objetivo promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas na cidade, através de um amplo debate e da participação de todos os segmentos envolvidos, especialmente as cadeias produtiva, criativa e mediadora. O documento será elaborado a partir das diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), contando com as experiências dos programas e projetos de iniciativa do Estado (governo municipal, em articulação com as esferas federal e estadual) e da Sociedade Civil (setor privado, terceiro setor e movimentos sociais).

Para dar início aos debates acontecerá o Forum PMLLB Rio na próxima semana.

Dias: 29 e 30 de abril

Horário: 10h às 18h (dia 29)/ 10h às 14h (dia 30)

Local: Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual – Presidente Vargas, 126/ Centro do Rio de Janeiro.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o Forum contará com a presença de diversos profissionais que contribuirão com a discussão sobre os quatro eixos do PMLLB: a democratização do acesso ao livro; a formação de mediadores para o incentivo à leitura; a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico; o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

José Castilho, secretário-executivo do PNLL, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura já confirmaram presença. Assim como, escritores, ilustradores, profissionais do mercado do livro, além de pesquisadores, professores e bibliotecários que participarão das mesas, entre eles, Nilma Lacerda, Marilia Pirillo, e Affonso Romano de Sant’Anna.

Além disso, serão realizados sorteios de livros e intervenções literárias durante os dois dias do evento. Chegança Cordelística, sarau, poesias ao pé do ouvido, cortejo literário, leitura e contação de histórias, são algumas das atrações.

Os interessados em participar deverão realizar as inscrições gratuitamente pelo link

Para mais informações: acesse a página no facebook

Os 50 primeiros inscritos serão presenteados com livros entregues no dia do evento.

Após o evento, as atividades do PMLLB Rio continuam!

O Grupo de Trabalho do PMLLB Rio está organizando várias plenárias em diversas regiões da cidade, de maio a julho, para estimular as discussões iniciadas nesse fórum e ouvir a população e suas propostas. Além disso, o GT disponibilizará um roteiro para quem quiser mobilizar sua comunidade. A ideia é envolver o maior número de pessoas, sejam crianças, jovens e/ou adultos, nos debates, no mapeamento das ações já existentes, no levantamento das necessidades e demandas da população, além da elaboração de propostas.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM PMLLB RIO

Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque Central

29/04 – sexta

10h – Credenciamento

Chegança Cordelistica com Aderaldo Luciano e Edmilson Santini

10:30h: Panorama PNLL e a importância da construção dos planos municipais

Convidado: José Castilho – Secretário -executivo do Plano Nacional de Livro e Leitura.

11h: Mesa 01 –  O direito de acesso à literatura e seu poder transformador

Convidada: Nilma Lacerda – escritora, professora, pesquisadora, doutora em Literatura Brasileira.

14h: Mesa 02 – Políticas Públicas para o acesso à leitura e a formação do leitores

Convidados: Gisele Lopes – Gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura

Simone Monteiro – Gerente de Midia-Educação  e Coordenadora do Programa Rio, uma  cidade de Leitores, da Secretaria Municipal de Educação

Malena  Xavier  Bibliotecária , Especialista em Literatura ,

15:30h Mesa 03 – O mercado editorial e o livreiro no Rio

Convidado: Gustavo Gurbanov – Livraria Letra Viva, Rui Campos –Livraria da Travessa e Marcos Pereira-  Presidente do SNEL- Sindicato Nacional dos Editores de Livros

17h – Sarau Literário

30/04 – sábado

10h – Credenciamento

Poesia ao pé de ouvido – Baixada Literária

10:30h: Encontro com o escritor: Affonso Romano de Sant’Anna .

 11h Painel: Eventos literários e promoção da leitura na cidade

Convidados: Representantes da FLIZO, FLIST, FLUPP, Bienal Internacional do Livro do RJ, Primavera dos Livros e Salão do Livro para Crianças e Jovens-FNLIJ

12:30h Cortejo Literário

CRONOGRAMA DAS PLENÁRIAS REGIONAIS do PMLLB Rio:

MAIO

06-  Zona Sul

14-  Centro

21-  Zona Oeste

JUNHO

04– Zona Norte

16- Plenária Especial: Crianças e Jovens participam do PMLLB.Rio no Salão FNLIJ

18-  Zona Oeste

25-  Zona Oeste

JULHO

09 -Zona Norte

[1] O Plano Municipal do Livro e Leitura deve se constituir como marco legal da política do setor na cidade, de acordo com o previsto na Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro e Leitura, a Portaria Interministerial nº 1.442, de 10 de agosto de 2006 e o Decreto nº 7.559, de 1º de setembro de 2011, que dispõem sobre a criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Em ações diferentes, Ecad é contra e a favor de intervenção do Estado

Próximo post

As “téles” querem a Internet para poucos

Sem comentários

Deixe uma resposta