0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Seguindo recomendação do reitor, Carlos Levy, muitas unidades e setores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspenderam suas atividades no dia de hoje (18), incluindo algumas bibliotecas. Direito, Pedagogia, Farmácia, Psicologia, Administração e Contabilidade são alguns dos cursos que ficarão sem aulas.

A recomendação foi feita através de uma nota publicada logo após uma reunião realizada no salão do Conselho Universitário na última sexta-feira, com a participação dos decanos e alunos mobilizados em solidariedade aos trabalhadores terceirizados da limpeza atingidos pela falta de pagamento.

De acordo com a nota, “o reitor, após uma intensa e acalorada série de considerações e ponderações, decidiu, em nome da isonomia das condições de trabalho em todas as nossas unidades e em respeito à dignidade desses trabalhadores, desrespeitados no seu mais elementar direito trabalhista, decidiu recomendar aos decanos e aos diretores das Unidades Acadêmicas da UFRJ, a suspensão das atividades acadêmicas durante o dia da próxima 2a feira (18/05/2015), quando nova avaliação será realizada”.

Ainda de acordo com a nota, “esta irregularidade caracteriza uma situação de grande injustiça social e de grave violação de direitos que não pode, nem deve ser admitida ou tolerada no espaço de uma instituição que deve estar sempre e integralmente comprometida com a Educação e a formação plena de cidadãos críticos de seus direitos e deveres”.

Este ano o início das aulas foi adiado por duas vezes em função da paralisação das atividades de limpeza quando os trabalhadores também ficaram sem receber seus salários da empresa Qualitécnica.

Por todas as dependências da UFRJ é possível ver muita sujeira. Alunos e funcionários têm reclamado das péssimas condições de limpeza.

Bibliotecas

Dentre os setores atingidos pela falta de limpeza estão as bibliotecas. Muitas inclusive resolveram acatar por conta própria a recomendação da reitoria e paralisar suas atividades neste dia.

O reitor convocou pras 16 horas de hoje uma plenária, a se realizar no Salão do Conselho Universitário, os decanos e diretores de Unidades Acadêmicas para uma nova verificação da efetivação dos pagamentos devidos pela empresa Qualitécnica.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Petição “Nomeia, Rollemberg”

Próximo post

Semana de Museus

Sem comentários

Deixe uma resposta