24
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O mesmo de outubro é marcado por três importantes datas para as áreas do livro, da leitura e das bibliotecas. É o caso do dia 12 de outubro que além do dia das crianças e da celebração de Nossa Senhora Aparecida, marca as comemorações do Dia Nacional da Leitura. Instituído através da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, a data tem como objetivo incentivar a prática leitora entre jovens e adultos.

Outubro também é o mês internacional das bibliotecas escolares. No Brasil, a data é celebrada sempre na quarta segunda-feira do mês, que neste ano coincide com o dia 23. Faltando menos de três anos para se esgotar o prazo para que todas as escolas brasileiras de ensino básico tenham bibliotecas (Lei nº 12.244/2010), a data se mostra como uma importante oportunidade para os bibliotecários e demais profissionais da leitura refletirem sobre este tema tão caro à sociedade brasileira.

Dados do Censo Escolar 2016, disponibilizados pela plataforma QEdu, mostram que, do total de 183.376 escolas, 67.088 possuem biblioteca, o que equivale a 37%. Outras 43.218 unidades (24%) alegam possuir sala para leitura. Sobre a presença de bibliotecários nestes estabelecimentos não existem números consistentes, mas se estima que a maioria não conta com este tipo de profissional.

O Dia Nacional do Livro é outra data comemorada anualmente em outubro, mais especificamente no dia 29. O Dia foi criado para celebrar uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, localizada na cidade do Rio de Janeiro e hoje uma das dez maiores do gênero no mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Dicas de atividades 

Para não passar a data em branco, bibliotecários, professores, agentes literários e demais profissionais da área podem se empenhar em organizar em seus espaços de atuação atividades que chamem a atenção para as datas, especialmente a que se refere à biblioteca escolar. Abaixo algumas dicas adaptadas da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal/Biblioteca Ativa:

Materiais promocionais

Produza um cartaz, um flyer ou outros materiais de promoção da biblioteca escolar e de suas atividades. A utilização de materiais de divulgação alusivos à data constitui um dos meios mais eficazes de publicitar a biblioteca e gerar uma oportunidade para dar a conhecer o seu trabalho e sua importância.

Entrevistas

Peça a um grupo de alunos que entreviste docentes, funcionários, pais e outros membros da comunidade educativa, interrogando-os acerca das suas memórias e ideias sobre a evolução das bibliotecas e a forma como, atualmente, veem o seu trabalho e valor. Edite e publique no jornal, site ou redes sociais da escola/biblioteca, com as devidas autorizações dos entrevistados, as entrevistas e fotos resultantes dos depoimentos recolhidos.

Skype Project

Participe no Skype Project, promovido anualmente pela IASL (Internacional Association of School Librarianship) durante o mês nacional internacional da biblioteca escolar, e ponha os alunos a conversar com jovens de outros países, cujo fuso horário permita ligar-lhes via Skype no âmbito do mesmo projeto.

Informação no site da Biblioo

Enviei para a Biblioo (rbiblioo@gmail.com) informações sobre as atividades que sua escola vai desenvolver nestas datas para que possamos ajudar na divulgação.

Nota de imprensa

Elabore um comunicado de imprensa para o jornal, tv ou a rádio local com informações sobre o mês nacional e internacional da biblioteca escolar e o programa de atividades da sua biblioteca.

Troca de prendas

Crie com os alunos pequenos presentes ou brindes alusivos ao mês nacional e internacional da biblioteca escolar para estes oferecerem aos pais e famílias ou trocarem entre si: porta-lápis, crachás, livros, cartões com pequenos textos escritos pelos alunos etc.

Exposição

Organize uma exposição evocativa do percurso e atividades realizadas pela biblioteca escolar ao longo da sua existência. Exponha as imagens e documentos mais marcantes e destaque os sucessos alcançados ao longo do tempo.

Realização de sessão festiva

Assinale o dia nacional e internacional da biblioteca escolar, celebrando o dia 23 de outubro com os alunos e a presença de outras entidades e elementos da comunidade: Câmara Municipal, biblioteca municipal, outras escolas, associações etc.

Notificação às entidades da área

Notifique às entidades da área (CRBs, universidades, secretarias de educação e cultura etc.) para que publiquem em seus websites as atividades que serão desenvolvidas, o que pode ajudar na divulgação das mesmas, chamando atenção para o tema.

Agradecimento público

Aproveite o mês nacional e internacional da biblioteca escolar para reconhecer e agradecer a contribuição de outras pessoas que contribuíram de alguma forma com a biblioteca da escola da sua localidade: alunos monitores, funcionários, professores, pais, elementos da biblioteca municipal, voluntários, doadores etc.

Criação de uma página web sobre a data

Crie uma página web no site da escola/biblioteca ou no blogue da biblioteca escolar específico para o mês nacional e internacional da biblioteca escolar, onde possa disponibilizar informação relativa a data e às atividades programadas e publicar os trabalhos produzidos pelos alunos no seu âmbito.

ISLM Activities – What people are doing for ISLM…

Explore a página de atividades relacionadas com o mês nacional e internacional da biblioteca escolar no Portal Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (RBE) e consulte o que tem sido feito pelas escolas a nível internacional no site da IASL, enriquecendo o rol de ideias e de sugestões passíveis de serem apresentadas aos colegas e trabalhadas com a escola no mês de outubro.

Orador convidado

Organize um seminário ou conferência, convidando um especialista ou profissional da área das bibliotecas para dinamizar uma sessão na escola sobre a biblioteca escolar. Dependendo do perfil do convidado e do interesse da comunidade escolar, poderão ser abordadas diferentes temáticas e questões relacionadas com os desafios que, atualmente, se colocam às bibliotecas e à educação.

Ning, Linkedin, Facebook e outras redes e comunidades

Aproveite o mês nacional e internacional da biblioteca escolar para reforçar os laços com outras bibliotecas e profissionais da área, estabelecendo com eles redes de colaboração e de partilha que podem gerar grandes vantagens proporcionadas pelas possibilidades de criação de redes sociais e comunidades virtuais na Internet. Em outubro, registre-se e associe-se a outros internautas da sua área, integrando a sua biblioteca numa rede de trabalho online.

Acolhimento às turmas

Faça uma recepção às novas turmas da escola. Apresente-se, mostre-lhes a biblioteca, informe sobre o modo de funcionamento dos serviços, dê a conhecer o tipo de recursos disponíveis, exemplifique algumas das atividades ou projetos em que podem participar, sensibilize a audiência para a importância da biblioteca e motive-a para a sua utilização regular. A situação pode ser aproveitada para os novos alunos utilizarem livremente pelo espaço, explorarem uma área ou espaço do seu especial interesse, requisitarem um livro ou outro documento para empréstimo ou realizarem, em grupo, uma pequena atividade lúdica de integração.

Lançamento de campanha de solidariedade

Lance uma campanha de recolhimento de fundos para ajudar na compra de livros ou à instalação de uma biblioteca em regiões carentes. Contate uma ONG ou outra organização da área para saber como pode fazer chegar a sua ajuda ao seu destino.

Decoração da biblioteca/escola

Oriente a produção, com a colaboração dos docentes, de trabalhos de expressão plástica relacionados com o tema do mês nacional e internacional da biblioteca escolar – Biblioteca escolar: uma porta para vida – e decore com eles a biblioteca e a escola.

Atualização do fundo documental

Tire partido do mês nacional e internacional da biblioteca escolar para utilizar a verba de que ainda dispõe e atualizar a coleção, enriquecendo os expositores com novidades que atraiam novos leitores e reforcem a procura e utilização da biblioteca escolar. Divulgue as novidades nos diferentes canais de comunicação ao seu dispor.

Bibliopaper, quiz, jogos,…

Crie jogos lúdicos e interativos em que os alunos, organizados em equipas, respondam a questionários com diversos desafios relacionados com a descoberta da biblioteca escolar, tendo para o efeito que circular pela biblioteca, consultar o catálogo, localizar recursos, pesquisar informação nos livros ou nos computadores, realizar tarefas etc.

Integração da biblioteca escolar no currículo

Utilize o mês nacional e internacional da biblioteca escolar para promover a biblioteca junto dos docentes, sugerindo e colaborando na planificação e realização de atividades conjuntas em que o currículo e as competências transversais de literacia (digital, da leitura, da informação, dos média etc.) possam ser trabalhados articuladamente.

Biblioteca digital

Inicie a criação de uma biblioteca digital que valorize o papel da biblioteca na pesquisa, seleção e disponibilização deste tipo de recursos. Enriqueça o catálogo bibliográfico da biblioteca, incluindo nele registros de documentos eletrônicos, disponíveis presencialmente ou online, e inserindo nos registros existentes ligações eletrônicas relacionadas com eles: a mesma obra em suporte digital, outras obras do mesmo autor disponíveis na Internet, um documentário ou filme a respeito do mesmo assunto, um site de interesse para o tema e outros. Organize tematicamente, através da inserção no site/ blogue da biblioteca de ligações úteis ou da utilização de uma ferramenta de bookmarking social, os recursos digitais existentes em livre acesso de interesse para os seus utilizadores. Explore a possibilidade de aquisição de alguns tablets ou e-readers (quando possível) que facilitem a aquisição e a leitura de alguns e-books, a assinatura digital e o acesso a alguns periódicos ou a compra de certas aplicações educativas.

Lançamento de concurso

Realize um concurso para a criação de uma mascote, a atribuição de um nome ou o desenho de um logotipo para a biblioteca escolar, atribuindo um prêmio ao vencedor.

ISLM Bookmark Exchange Project

Participe no ISLM Bookmark Project. O projeto visa o intercâmbio entre escolas a partir da construção de marcadores alusivos ao tema do mês nacional e internacional da biblioteca escolar e que se pretendem o mais criativo possível.

Organização de uma visita guiada

Planeje uma visita guiada com os alunos às bibliotecas de outras escolas ou instituições próximas (outras bibliotecas escolares, biblioteca municipal, biblioteca universitária, centro de documentação, arquivo histórico etc.).

TOP leitor

Construa um quadro mensal em que registre o nome dos alunos dos vários níveis/anos de ensino que mais requisitaram e leram em cada mês. Divulgue amplamente os resultados e atribua um prêmio no final de cada período aos melhores leitores.

Elaboração de um plano de melhoria

Elabore e apresente o seu plano de melhoria. Em outubro é a oportunidade das bibliotecas envolvidas no processo educacional trabalharem os seus planos de melhoria para o ano seguinte. Debata com a direção e com os docentes o conteúdo do plano, revendo os pontos fracos identificados ao longo daquele processo, refletindo sobre os objetivos a atingir a respeito dos problemas que se pretende combater e definindo as ações de melhoria que irão desenvolver.

Convite a um escritor, artista plástico, cientista, músico…

Enriqueça o programa em torno da celebração do mês nacional e internacional da biblioteca escolar convidando um escritor, um artista plástico, um cientista, um músico ou outra personalidade para falar da sua experiência e conhecimento, dar a conhecer a sua obra e trabalho e estabelecer uma pequena conversa com os alunos acerca do valor da aprendizagem, da leitura e das bibliotecas para a sua educação e formação integral.

Artes, ciência, tecnologias…

Use o mês nacional e internacional da biblioteca escolar para contatar novos colegas, com quem desejaria começar a desenvolver atividades de colaboração ou desenhar um projeto diferente. Articule o plano de atividades da biblioteca com os departamentos de línguas, de artes, de matemática e de ciências, de modo a ampliar e diversificar o leque de possibilidades de cooperação e melhorar a performance da biblioteca em diferentes domínios de intervenção.

Escrita criativa

Solicite aos alunos que escrevam pequenos textos a propósito do dia nacional e internacional da biblioteca escolar, da sua importância e do modo como vêem a biblioteca da sua escola. Selecione os melhores e publique-os no site, blogue ou Facebook da biblioteca.

School Libraries Impact Studies

Invista no marketing da biblioteca escolar. O mês nacional e internacional da biblioteca escolar constitui um período privilegiado para o desenvolvimento de uma ação de promoção da biblioteca na escola e na comunidade. É hoje comum aplicarem-se técnicas de marketing às bibliotecas para divulgar e impulsionar a valorização dos seus recursos, serviços e atividades, podendo a adoção de algumas estratégias neste domínio passarem pela divulgação de estudos que revelam os impactos das bibliotecas nas aprendizagens e formação dos alunos. Dê a conhecer à escola os resultados de alguns destes estudos, que pode consultar em clicando aqui e aqui

Criação de novos projetos e parcerias

Utilize o mês nacional e internacional da biblioteca escolar e a fase de elaboração do Plano de Atividades da biblioteca para dialogar com os departamentos e integrar nas planificações algumas parcerias e projetos com outras entidades, locais ou nacionais, que rentabilizem e ajudem a sustentar as propostas e iniciativas que gostaria de lhes poder oferecer.

Oferta de novos serviços

Lance um novo serviço. Aproveite a celebração do mês nacional e internacional da biblioteca escolar para estruturar um novo serviço da biblioteca escolar: apoio à execução dos trabalhos de casa e atividades de estudo, empréstimo de recursos digitais, colaboração na utilização de materiais e ferramentas em sala de aula, produção e circulação de kits pedagógicos, aquisição e assinatura de novos produtos etc.

Leituras em voz alta

Planifique com alguns alunos e docentes uma sessão de leitura em voz alta que atraia e incentive para a leitura alunos com menos hábitos leitores. Escolha cuidadosamente os textos e autores, adequando-os ao nível de leitura do público a quem se destina a sessão. Selecione textos diversificados e que suscitem o agrado dos alunos, prepare uma pequena apresentação dos textos que vão ser lidos, treine previamente as leituras com os elementos que vão ler, preveja algum espaço no final para o diálogo, questões ou outras intervenções.

Avaliação da biblioteca escolar

Articule a avaliação da biblioteca com a avaliação interna da escola. A avaliação da execução do plano de melhoria de cada biblioteca socorrer-se-á de instrumentos de avaliação criados pela própria escola, constituindo uma oportunidade privilegiada para a aproximação ao trabalho e ao modelo de avaliação interna em uso na escola.

Realização de um dia aberto

Organize um dia aberto, em que convide os pais e a comunidade a vir conhecer a biblioteca e peça aos alunos para ajudarem à sua apresentação, mostrando-lhes os recursos que também têm à sua disposição, os serviços de que podem usufruir, a forma como podem usar o catálogo online, as atividades em que podem participar e o modo de se envolverem nos projetos que a biblioteca desenvolve com a comunidade.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

A biblioteca de areia

Próximo post

O que garantiu ao PPGCI/UNESP a melhor nota na última avaliação da Capes?