1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Blog é uma ferramenta estratégica importante ao incentivar uma marca, um produto ou impulsionar a fidelização de clientes, e isso se mantém seguro no mercado da moda há alguns anos. No entanto, com o desenvolvimento de novas gerações aumentou-se também a competitividade e publicidade entre blogueiras no setor por maior divulgação, criatividade e inovação.

Há uma discussão sobre as novas técnicas de blogs utilizadas atualmente para alavancar o mercado empresarial do setor tecnológico, assim como suas transformações em redes sociais e com o passar do tempo suas tendências vêm crescendo no horizonte da moda. Blogs são páginas publicadas diariamente na internet onde são postados diversos conteúdos, como textos, imagens, musicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral.

Podem ser mantidos por uma ou varias pessoas e têm normalmente espaços para comentários dos seus leitores. O nome dado a quem publica é blogueiro e blogosfera é um conjunto de blogs. A palavra blog surgiu de uma “brincadeira” feita por Peter Merhtz, que desmembrou a palavra we blog para formar a frase na barra lateral de seu blog em meados de 1999.

O sucesso deste tipo de página na internet resultou muito da existência de modelos de paginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. Esses sistemas são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet, como o HTML, por exemplo. As plataformas mais populares são Blogger e WordPress.

A publicidade vem explorando novos meios como mídia visando atingir seu publico da melhor maneira possível. Ao longo dos anos, varias ferramentas foram se aprimorando e tornado-se veículos para publicação de conteúdo, tendo como método a internet com principal meio de comunicação para blog.

Acredita-se que a comunicação em rede é um universo sem totalidade e permite a quem tem esse acesso, construir e compartilhar a inteligência coletiva sem submeter-se a qualquer tipo de restrição. A grande rede vem permitindo a criação e divulgação de conteúdo por qualquer pessoa com acesso a um computador e conexão de rede.

Cada vez mais os blogs conquistam espaços como nova mídia, a cada dia são criadas milhares de novas páginas. Seus criadores vão desde adolescentes, que escrevem coisas rotineiras até grandes veículos de comunicação que vislumbram nessa ferramenta, um novo meio de interação com o público. Pessoas comuns criam suas paginas na internet e algumas chegam ao estrelato em pouquíssimo tempo, ao passo que outras apenas se frustram. Nesse processo existe a busca pela fama, o poder e o dinheiro, tendo como espelho aqueles que conseguiram atingir o caminho do sucesso. É o caso das blogueiras Thássia Naves, Camila Coelho e Lala Noleto, que surgiram do anonimato ao estrelato tendo milhares de seguidores que são fissuradas pela moda e consagram estas como it girl.

Elas afirmam que isto já virou profissão, e como ferramenta de trabalho utilizam uma maquina fotográfica e celular para fazer fotos por todos os lugares do mundo postando as novas tendências de moda atualizadas diariamente pelo consumismo. Assim fazem com que suas leitoras, se influenciem e consumam os looks e as publicidades que são postas na lateral de seu blog.

A moda é uma tendência da atualidade, um fenômeno sociocultural que expressa hábitos, usos, costumes da sociedade, num determinado momento. As tendências da moda surgem geralmente associadas a uma passagem (do verão para o inverno ou outono para verão), dado que nessas alturas se dão as nossas maiores alterações de humor, do clima do país e a cultura também são dois aspectos que influenciam as tendências.

As cores são as principais influencias, dado que para os países mais quentes predominam as cores claras e nos países mais frios predominam as cores mais escuras. O mesmo acontece com as estações do ano. A moda também tem aspectos positivos, como originalidade, tanto na criação de novas texturas, novos padrões e novas peças de roupas com formatos diferentes dos habituais.

Em suma, a moda trás benefícios importantes tanto a nível econômico como a nível social, a sociedade comercial está sempre atenta às nossas necessidades, contudo é preciso ter atenção a todas as consequências que dela advêm, como o consumismo, manifestação das culturas e a perseguição de beleza.

A blogueira Thássia Naves tem seu blog visitado mais de 1.500.00 por dia, enquanto Camila Coelho tem um total de 1.200.00, já Lala Noleto tem 1.050.00 visitas diárias. A blogosfera – termo que representa o mundo dos blogs – cresceu em ritmo espantoso.

Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões sendo que mais da metade são blogs de moda e beleza. De acordo com o estudo Stade of Blogosphere, atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

As algemas da ideologia

Próximo post

Livro, leitura e bibliotecas

Sem comentários

Deixe uma resposta