0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Autor da consagrada trilogia “A era da informação: economia, sociedade e cultura”, o sociólogo espanhol Manuel Castells lança agora no Brasil, pela editora Paz & Terra, a obra O poder da comunicação. Nela, ele apresenta uma análise minuciosa sobre as relações de poder no século 21, dentro do contexto do surgimento das redes digitais.

O poder da comunicação.  (Communication Power) De Manuel Castells. Tradução: Vera Lúcia Mello Joscelyne Páginas: 630 / Preço: R$ 70,00 Editora: Paz & Terra (Grupo Editorial Record)
O poder da comunicação.
(Communication Power)
De Manuel Castells.
Tradução: Vera Lúcia Mello Joscelyne
Páginas: 630 / Preço: R$ 70,00
Editora: Paz & Terra (Grupo Editorial Record)

Na base das ideias de Castells está a certeza de que as relações de poder que estruturam a cultura, a economia e especialmente a política são sustentadas por processos de comunicação. Esses processos moldam mentalidades de forma profunda e duradoura. “O reino da comunicação é a esfera social onde valores e interesses de atores conflitantes estão comprometidos em disputa e debate para reproduzir a ordem social, para subvertê-la, ou para acomodar novas formas resultantes de interação entre o velho e o novo, o passado de dominação cristalizado e o futuro de projetos alternativos para a existência humana promovidos por aqueles que aspiram a mudar o mundo”, diz o autor em um dos textos introdutórios da obra.

Castells inicia o livro mostrando como, nos últimos anos, a comunicação de massa cedeu espaço para as práticas da intercomunicação individual – que só se tornaram possíveis pelo aparecimento da internet e das redes móveis. A partir daí, se propõe a apontar as conexões entre a dinâmica estrutural da sociedade em rede, a transformação do sistema de comunicação, a interação entre emoção, cognição e comportamento político e o estudo da política e dos movimentos sociais em uma variedade de contextos.

 Para sustentar as teorias expostas no livro, Castells recorre também a estudos de caso diversos. O autor apresenta, por exemplo, uma análise da desinformação do público norte-americano em relação à Guerra do Iraque durante o governo Bush. Fala também sobre a campanha presidencial de Obama em 2008, explicando como o uso hábil da internet foi decisivo para levar o político à vitória.

SOBRE O AUTOR

Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na Califórnia University, em Berkeley, EUA, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros. Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Assista filmes nacionais na íntegra

Próximo post

Google apresenta nova biblioteca de livros digitais

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *