0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Vivemos atualmente uma mudança significativa provocada pela era da informação e da tecnologia, onde muitas informações estão acessíveis para todos aqueles que estão conectados a rede mundial de computadores, a internet.

Mas uma preocupação com essa massa informacional no formato digital, é a preservação daquilo que é relevante, e claro, garantir o acesso aos estudos de artigos, monografias, da história institucional, entre outros daqui a alguns anos.

Como preservar esses documentos digitais para não somente garantir o acesso a informação naquele momento, mas também que esse material esteja disponível daqui a 100 anos para as futuras gerações?

Com o pedido da ANDRA, agência francesa de gestão de resíduos, para criar o melhor HD possível, nasceu o disco de safira que, pelos estudos de cientistas, um material armazenado neste tipo de mídia duraria cerca de 1 milhão de anos.

Apesar de ser uma descoberta magnífica, o seu preço ainda é bem “salgado” chegando ao valor de US$ 30.000,00 (trinta mil dólares). Outra questão feita pelos pesquisadores é como organizar as informações de modo que as futuras gerações possam acessa-la facilmente, o que, na verdade, é o bibliotecário e suas técnicas de organização da informação que podem contribuir neste projeto.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

Próximo post

Eduardo Galeano

Sem comentários

Deixe uma resposta