0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Karine Gonzaga, da Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura.

Volnei Canônica, nomeado diretor da DLLLB do MinC (Foto: Ascom/MinC)
Volnei Canônica, nomeado diretor da DLLLB do MinC (Foto: Ascom/MinC)

A edição de hoje, 06/08, do Diário Oficial da União, traz ato de nomeação de Volnei Canônica como novo titular da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC).

O novo diretor é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UCS, Volnei Canônica também é ator e diretor de teatro. Desde março de 2011, vinha coordenando o programa Prazer em Ler do Instituto C&A.

Canônica trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul como coordenador das ações de teatro do município, de 2001 a 2004, e na equipe de coordenação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – Livro Meu de 2005 a 2010. Foi assessor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, de 2008 a 2010, e professor palestrante de diversos cursos sobre a promoção da leitura literária pelo País.

A frente da Diretoria, Canônica pretende “fortalecer as ações da DLLLB e estabelecer diretrizes para a promoção da leitura pensando na mobilização da sociedade e no reestabelecimento do valor simbólico do livro e da leitura”.

À DLLLB compete a formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política do Ministério no campo do livro e da leitura, fundamentada nas diretrizes, objetivos e eixos de ação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Por força do Decreto nº 8.297, de 15 de agosto de 2014, a DLLLB incorporou em seu escopo o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER); a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles – BDB, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do livro.

Volnei Canônica substitui Jefferson Assumpção, que deixou a Diretoria em abril deste ano. De lá até agora, o cargo foi exercido, interinamente, por Suzete Nunes, coordenadora-geral de Literatura e Economia do Livro.

______________________________________________________

Confira entrevista exclusiva concedida pelo novo Diretor da DLLLB à Revista Biblioo:

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Juca Ferreira, ministro da Cultura

Próximo post

Volnei Canonica, novo diretor da DLLLB

Sem comentários

Deixe uma resposta