0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Outubro é o mês das crianças e todas as unidades da rede de Bibliotecas Parque, espaços da Secretaria de Estado de Cultura [do Rio de Janeiro], prepararam uma programação infantil dedicada especialmente a elas.

Durante todo o período, as Bibliotecas Parque Estadual, de Manguinhos, de Niterói, do Alemão e da Rocinha oferecem, ao todo, mais de 40 atrações gratuitas entre exposições, filmes, contação de história, lançamentos literários, oficinas e espetáculos. A programação completa já está disponível no portal da rede e pode ser acessada aqui link.

Biblioteca infantil da Biblioteca Parque do Rio. Foto: msalx.vejario.abril.com.br
Biblioteca infantil da Biblioteca Parque do Rio. Foto: msalx.vejario.abril.com.br

Na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, o Cine BPE Argentina exibe, na próxima sexta-feira, 09/10, às 16h, Mafalda – O Filme (1982), sobre as aventuras e questionamentos da personagem mais famosa e querida dos quadrinhos, que protagoniza, ainda, uma exposição na própria biblioteca. Já no sábado, 10/10, haverá contação de histórias, poesia e um lanche coletivo no Piquenique Literário, com troca de livros, gibis e brinquedos entre os pequenos. A atividade acontecerá entre 11h e 15h, com distribuição de mudas de plantas e uma grande ciranda ao final. No mesmo dia, das 15h às 16h, o palhaço Esperando Leitor distribuirá trechos de obras literárias infantis, brasileiras e estrangeiras, aos visitantes.

Na Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM), a diversão está garantida com a Roda Criativa, que irá incentivar o aprendizado da cultura brasileira através da leitura de parlendas (versos populares com temática infantil), adivinhações e trava-línguas. As atividades acontecem todas as quartas-feiras até o fim do mês, das 14h às 16h. Aos apreciadores da música, a Oficina de Percussão, ministrada pelo professor Guilherme Gonçalves, irá ensinar instrumentos como bateria, tamborim, caixa, surdo e pandeiro a alunos com idade a partir de 8 anos. As aulas acontecem todas as segundas-feiras até o final de outubro, das 17h às 19h.

Já a Biblioteca Pública de Niterói (BPN), oferece atividades envolvendo teatro de bonecos e culinária, com a oficinaHistórias de Ler e Comer, na quarta-feira, 14/10, às 10h, em que crianças com idade a partir de 5 anos poderão experimentar cheiros, sabores, histórias, e, ao final, preparar um prato, com supervisão da Chef Ingrid Hoppe. Na mesma semana, o Grupo Lampião Teatro de Bonecos leva à BPN o espetáculo O Circo Pede Passagem, que conta a história de uma companhia de teatro que encontra obstáculos para se apresentar ao chegar em uma cidade. A peça acontecerá no sábado, 17/10, às 14h.

A Biblioteca Parque da Rocinha (BPR) também terá teatro para o público infantil. A peça O Menino e o Jacaré, apresentada pelo grupo de teatro Papa Vento, que conta as peripécias de um jacaré bagunceiro, será a atração do próximo sábado, 10/10, às 11h30. Na semana seguinte, crianças com idade entre 7 e 12 anos que queiram se aventurar no mundo fantástico da literatura poderão concorrer a diversos prêmios participando da oficina Devoradores de Livros e Campeonato de Leitura, que acontece na quarta-feira, 14/10, das 15h às 17h, no Espaço Multimídia.

Por sua vez, a Bibliotecas Parque do Alemão preparou uma comemoração com gincanas e sorteio de brinquedos e jogos. A festa acontecerá no sábado, 17/10, a partir das 10h.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O Pequeno Príncipe vira cabra da peste em versão cordel lançada nesta quarta

Próximo post

I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia

Sem comentários

Deixe uma resposta