0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

RIO – “A base desta instituição cultural é a biblioteca, fundada em 1895, que traz em sua história a representação do Instituto dos Advogados Brasileiros”. Com essas palavras, a bibliotecária Angela Ribeiro define a importância do acervo jurídico do IAB, que conta com diversos documentos preciosos, como a CLT (1º edição com autógrafos),   Ordenações,  livros raros e peças museológicas de relevância institucional.

O Instituto dos Advogados Brasileiros foi criado em 1843 – poucos anos após a Independência do Brasil – e assumiu papel consultor, prestando assistência ao Imperador e seus auxiliares, Tribunais, e na elaboração de pareceres e leis.

Segundo Angela, atualmente a Biblioteca do IAB oferece apoio bibliográfico aos associados, atuando em prol do resgate a memória institucional,  seleção de pareceres relacionados a temas relevantes à sociedade brasileira e edição da Revista Digital do IAB.

 Thiago Cirne - Memória do Instituto dos Advogados Brasileiros - img1

Área de armazenamento da biblioteca (Foto: Divulgação/IAB)

Entre os produtos e serviços destacam-se a consulta aberta ao público,  divulgação bibliográfica do acervo no site, boletim mensal sobre obras incorporadas ao acervo, resenhas sobre publicações, Revista Digital (recebimento dos artigos, formatação), lista de doações e descarte, pesquisa interna e externa e o evento “Conversando na Biblioteca” (debates com a participação de autores e especialistas). “O espaço oferece ainda exposições sobre temas específicos e Visita-Guiada onde professores convidam grupos de alunos para conhecer não só a Biblioteca mas todo o Instituto”, destaca Angela Ribeiro.

 Thiago Cirne - Memória do Instituto dos Advogados Brasileiros - img2

Resenhas on-line sobre novas publicações (Reprodução/IAB)

Com perfil de usuários variado (a biblioteca recebe “concurseiros”, estudantes em fase de monografia, associados e pesquisadores), o acervo é estimado em 60.000 itens entre livros, teses, DVDs, periódicos,  CD-ROMs. O IAB trabalha ainda com um projeto de captação de recursos, visando recuperar todo o acervo histórico de imagens, quadros, e manuscritos, incluindo a digitalização de obras.

Segundo a página da instituição, a biblioteca tem como assuntos principais: Direito Administrativo, Agrário, Ambiental, Aeronáutico, Autoral, Canônico, Civil, Comercial, Comparado, Constitucional, Criminologia, Deontologia, entre outros.

Instituto dos Advogados Brasileiros

Av. Marechal Câmara nº 210, 5º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: 21.2240.3173

Mais informações pelo site: www.iabnacional.org.br

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

Próximo post

Charge Edição 29

Sem comentários

Deixe uma resposta