0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Realizado bienalmente, o Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME, acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro e fará parte das comemorações dos 30 anos da Memória da Eletricidade, celebrado no dia 16 de outubro.

O aniversário da instituição, que foi criada em 1986, por iniciativa da Eletrobras, com o objetivo de preservar a história da implantação e do desenvolvimento da indústria da eletricidade no país, será marcado por um coquetel ao fim do primeiro dia de palestras do Preserva.ME, quando ocorrerá também o lançamento de três publicações da instituição: os e-books “Encontros de Memória, “Guia de Coleções Pessoais” e “Citações 2”.

O Preserva.ME-2016 será realizado na Fundação Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, e reunirá especialistas em preservação de memória de diversas instituições, que discutirão a importância da memória e a atuação coorporativa das empresas na preservação do patrimônio institucional e cultural.

Segundo Leila Lobo, coordenadora do Centro de Referência da Memória da Eletricidade, e uma das organizadoras do Preserva.ME-2016, ao lado de Ligia Cabral, coordenadora de Pesquisa da instituição, o evento tem por objetivo apoiar e debater temas relativos à preservação de memória, em suas diversas frentes de trabalho, fortalecendo a imagem da instituição como centro de integração dos estudos históricos relativos ao desenvolvimento do setor de energia elétrica no país.

Além disso, prossegue Ligia Cabral, com o encontro, a Memória da Eletricidade cumpre seu papel de agente mediador entre o setor de energia elétrica e as instituições e especialistas da área de preservação de memória e organização de acervos históricos, algo que merece estar no cotidiano do setor.

As duas organizadoras acreditam que o Preserva.ME-2016 seja um passo importante na direção de motivar as empresas, principalmente do setor elétrico, a cuidar melhor de sua história, de forma contínua, permitindo o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação de memória e recuperação e divulgação de acervos históricos.

Mais informações sobre o Preserva.ME-2016 podem ser encontradas no endereço https://bit.ly/2clMAyi, onde também é possível fazer a inscrição para o evento.

Os 30 anos da Memória e o Preserva-ME

Ao completar três décadas de existência, a Memória da Eletricidade, segundo seu presidente, Mario Fernando de Melo Santos, assume uma posição diferente do que havia no passado, estabelecendo novos direcionamentos institucionais com a convicção de que a Memória precisa apresentar-se como uma organização viva, que enxerga o futuro do setor elétrico e está disposta a contribuir com ele por meio da geração de conhecimento, baseada na expertise de lidar com o passado e a com a história do setor.

Na visão da diretora da instituição, Helena Guido, a realização do Preservar.ME é um convite ao debate de temas importantes, uma oportunidade para conhecer mais de perto projetos de destacada relevância, entender seus objetivos, principais resultados e os caminhos percorridos pelos apresentadores e debatedores na geração de valor para as instituições e para a sociedade. “Também é um tempo de celebrar e agradecer aos parceiros pelo apoio recebido ao longo destes 30 anos, e igualmente um ponto de partida para os próximos 30”, afirmou.

Livros

Pela primeira vez, a Memória da Eletricidade publica um levantamento da documentação custodiada pela instituição. O “Guia de Coleções Pessoais” tem como objetivo conduzir o pesquisador através desse acervo, facilitando o acesso às informações, e revelando novas fontes de pesquisa.

Já o livro “Encontros de Memória” apresenta as palestras do primeiro Preserva.ME, realizado em 2014. Mais que um registro, a publicação torna possível à revisitação de um evento que possibilitou o intercâmbio entre experiências institucionais, estimulou iniciativas de pesquisa e tratamento, e evidenciou as práticas e desafios no trabalho de preservação de acervos históricos.

O e-book “Citações 2” reúne referências a trabalhos disponíveis na web que utilizam as publicações da instituição como fonte de informação conceituada. São artigos, papers, teses e outros trabalhos, principalmente acadêmicos, sobre a história do setor de energia elétrica e outros temas, no Brasil e no exterior.

Serviço

O quê:  Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME. 2016

Quando: 20 e 21 de outubro, a partir das 9h.

Onde: Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (acesso pela Rua México), Centro, Rio de Janeiro.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Câmara aprova MP que recriou Ministério da Cultura

Próximo post

Fundação Gol de Letra inaugura Biblioteca Comunitária no Caju

Sem comentários

Deixe uma resposta