0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O projeto da prefeitura de Cuiabá envolve 1,5 mil alunos da rde municipal O projeto da prefeitura de Cuiabá envolve 1,5 mil alunos da rede municipal

Do portal odocumento.com.br.

Pelo menos 1,5 mil alunos de 38 escolas da rede municipal de Cuiabá/MT estão participando do campeonato Arkos, um projeto de incentivo à leitura com o uso da tecnologia digital.

Arkos é um portal que incentiva alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de todo o país, a lerem mais e criar o hábito da leitura. O portal usa conceitos em jogos que inclui pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos.

O aluno responde, no portal, perguntas sobre o livro que leu. A cada resposta correta ele ganha pontos. O número de pontos depende do grau de dificuldade do livro e do número de páginas.

São perguntas referentes a mais de sete mil livros infantis e o aluno pode competir com seus colegas, acompanhar seu desempenho e ver quem ganha mais pontos. Os professores também acompanham a performance dos seus alunos.

As escolas municipais com maior participação no campeonato são a Senador Darci Ribeiro, Ranulpho Paes de Barros, Guilhermina de Figueiredo, Gracildes Melo Dantas, Lenine de Campos Póvoas e Onofre de Oliveira.

Vários alunos dessas escolas estão liderando o ranking nacional e disputam o posto com alunos de escolas de todo o país.

“O projeto estimula no aluno o gosto pela leitura e de uma forma saudável e criativa. Mas, o mais importante nesse processo é que esse aluno está adquirindo conhecimento”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

A secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressalta que o projeto contribui para o ensino-aprendizado, pois o professor pode acompanhar e avaliar o desempenho do aluno em relação à leitura.

“Isso possibilita ao professor identificar aquele aluno que tem maior dificuldade com a leitura e trabalhar melhor com esse aluno”, disse a secretária.

O Campeonato foi dividido nas modalidades individual e turmas e em duas fases. Na primeira fase de classificação cada participante foi atribuído a uma divisão do campeonato, representadas por cores de branco até preto. Dependendo do desempenho os participantes sobem divisões. A segunda fase do campeonato começou no mês de agosto e encerrará nesta sexta-feira, quando será divulgada a classificação geral de todos os participantes.

Ao término do campeonato os alunos participantes receberão certificados atestando a participação e a pontuação alcançada.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Boaventura de Sousa Santos

Próximo post

I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe

Sem comentários

Deixe uma resposta