5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por FB Imprensa.

Uma criança que enfrenta críticas contra seu Black Power, mitos africanos e um encontro entre uma menina e o mar. Esses são enredos de livros da autora Kiusam de Oliveira, um forte nome dentro do movimento negro que aliou o ativismo ao talento para escrita.

Kiusam de Oliveira. Foto: YoungClover.com
Kiusam de Oliveira. Foto: YoungClover.com

O reconhecimento pelo trabalho à frente da literatura é claro. Recentemente o livro “O Mundo no Black Power de Tayó”, um de seus mais conhecidos trabalhos, foi incluído na lista “13 livros infantis para ensinar às crianças a importância dos direitos humanos”, criada pelo jornal Brasil Post.

Doutora em Educação, Mestre em Psicologia, especialista em temáticas étnico-raciais, contadora de histórias e professora de danças afro-brasileiras, Kiusam é uma personalidade com mil e uma vertentes, que consegue impressionar o público em todas elas.

Embora sejam voltados para crianças, os livros da autora contam com temáticas atuais que conseguem conduzir amplos debates sobre racismo na sociedade. Por qual motivo uma criança ainda hoje pode ser ofendida por ter um Black Power e onde estão históricas africanas no currículo educacional, são apenas algumas das indagações que podem ser feitas após as leituras das obras.

Conheça os livros da autora:

O Mundo no Black Power de Tayó

Livro "O Mundo no Black Power de Tayó". Foto: divulgação.
Livro “O Mundo no Black Power de Tayó”. Foto: divulgação.

O livro conta a história de Tayó, uma menina negra que tem muito orgulho de seu cabelo crespo com penteado Black Power. A personagem adora enfeitar os fios das mais variadas formas, mas, mesmo assim não escapa de agressões de colegas de classe, que denominam seu cabelo como “ruim”.

 “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”. A afirmação de Tayó mostra a força da personagem feita por Kiusam e metáfora do uso do Black Power para demonstrar a riqueza cultural do povo negro.

Omo-Oba: Histórias de Princesas

Livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas". Foto: divulgação.
Livro “Omo-Oba: Histórias de Princesas”. Foto: divulgação.

A obra tem o objetivo de recontar mitos africanos que são muitos divulgados nas comunidades de tradição ketu, mas pouco reconhecidos pelo público em geral. O livro apresenta seis mitos e tem o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.

 

O mar que banha a ilha de Goré

Livro "O mar que banha a ilha de Goré". Foto: dlvulgação.
Livro “O mar que banha a ilha de Goré”. Foto: dlvulgação.

‘O mar que banha a ilha de Goré’ apresenta um dialogo entre uma menina brasileira, a Kika, e o seu ancestral mais antigo, o mar. Ambientada na Ilha de Goré, no Senegal, o livro dá a oportunidade dos leitores aprofundarem conhecimentos sobre ancestralidade enquanto a personagem também aprende.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Prêmio Mercosul de Artes Visuais

Próximo post

Série Culturalmente

Sem comentários

Deixe uma resposta