0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

RIO – O mercado na área de biblioteconomia está em franca expansão nos últimos anos e muitas empresas estão atentas a esse crescimento, que vem sendo um grande incentivo para investimentos em serviços para bibliotecas.  Daniele Cerqueira nos conta a jornada da JCCA – Jorge Cerqueira Consultores Associados, de sua criação como uma empresa de consultorias voltada para gestão de qualidade até a tomada de decisão que os levou às bibliotecas.

 

Emilia Sandrinelli: Como é que surgiu a idéia da JCCA?

Daniele Cerqueira: A empresa foi criada por um grupo de consultores com formação e experiência bem parecidas, que resolveram se reunir para ganhar o mercado no ramo da implantação do sistema de gestão da qualidade. Mais tarde, por convite de um cliente antigo, a JCCA vislumbrou a possibilidade de entrar no mercado da Implantação de sistemas de gestão documental. As solicitações dos clientes não pararam e para atendê-los aumentamos ainda mais nosso campo de atuação. Hoje desenvolvemos projetos também na área de bibliotecas.

 

 

E. S.: Qual a missão da empresa?

D. C.: A JCCA – Jorge Cerqueira Consultores Associados é uma empresa de consultoria, treinamento, pesquisa e implantação de sistemas. Desenvolve atividades relacionadas às áreas da gestão de negócios e da gestão documental, atuando em processos de gestão integrada de sistemas organizacionais, na implantação e implementação de sistemas segundo os padrões ISO e na administração de arquivos documentais empresariais. Sua missão é prover soluções de gestão, envolvendo análises, diagnósticos, planejamentos, treinamentos e atividades de consultoria, visando a facilitar a implantação de sistemas de gestão integrados no negócio das organizações clientes.

 

 

E. S.: A empresa investe em iniciativas de marketing para divulgar a sua marca?

D. C.: Hoje o marketing da JCCA é feito através de seus clientes. São os bons serviços prestados ao longo de sua trajetória que mantém a empresa no mercado. Apesar disso, já existem discussões sobre este assunto e queremos ainda este ano desenvolver projeto para divulgar ainda mais a nossa marca.

 

E. S.: Quais são os produtos e/ou serviços que a JCCA oferece hoje?

D. C.: A JCCA atua na implantação de sistemas de gestão integ rado englobando gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão da segurança o trabalho e saúde ocupacional, gestão da responsabilidade social e gestão documental. Na área de gestão de negócios atua em processos de gestão integrada de sistemas organizacionais, na implantação e implementação de sistemas segundo os padrões ISO 9001,  ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001, Critérios de Excelência do PNQ e ISO 17025 para laboratórios.  Realiza pesquisa de mercado e de avaliação da satisfação dos clientes, através das mais modernas metodologias de abordagem social e estatística. Realiza também auditorias de sistemas de gestão. No que e refere à gestão de documentos a JCCA oferece suporte para o planejamento e implantação de soluções na área de documentação e informação. Oferece suporte as empresas na adoção de tecnologias disseminação da informação e implanta soluções de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e Workflow. Atua na área de biblioteca com destaque na aquisição de publicações seriadas, não-seriadas e sistemas/bases de informação. A JCCA promove treinamentos nas áreas que atua a fim de atender necessidades específicas de seus clientes.

 

E. S.: Existe um mercado apto a esses serviços/produtos?

D. C.: De uma forma geral, as organizações que nos dias de hoje que não pensam na implantação de um sistema de gestão intergrado, convivem com resultados indesejáveis que geram custos e índices elevados de perdas, insatisfação de clientes e perda de mercado. Os gestores de empresas se veêm cada vez mais pressionados em redução de custos, presteza no atendimento e em ser competitivo num mercado tão dinâmico. As empresas precisam se estruturar para alcançar os desafios do mercado atual. É diante dessa realidade que surgem as oportunidades de atuação da JCCA. Será cliente da JCCA toda a empresa interessada em atender às solicitações do mundo de negócios na era do conhecimento.

 

E. S.: Há quanto tempo atua nesse ramo ou segmento?

D. C.: A JCCA está no mercado há mais de 15 anos. Na área da gestão documental há exatamente 11 anos.

 

E. S.: Que dificuldades a empresa encontrou ao longo do caminho?

D. C.: Foram varias as dificuldades encontradas pela JCCA em sua jornada, mas vale destacar a seleção de mão-de-obra para nossos projetos como a nossa maior dificuldade. O profissional para trabalhar na nossa empresa além de qualificação e competência técnica precisa cultivar valores como transparência, comprometimento e lealdade. Hoje a nossa empresa se orgulha em ter uma equipe que em sua grande maioria atende a essas expectativas.

 

E. S.: Atualmente a empresa está envolvida ou apoia algum projeto social?

D. C.: O sócio-diretor da empresa JCCA é também o presidente do lar Fabiano de Cristo, instituição filantrópica que desenvolve projetos de promoção de familias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, sempre que pode a empresa investe em cursos técnicos e de graduação para colaboradores que se destacam no exercício de suas tarefas.

 

E. S.: Como é que se faz para contatar a JCCA?

D. C.: O escritório da JCCA está localizada no Rio de Janeiro na Rua Senador Dantas 117 sala 1341 – Centro. Também podemos ser contatados através do email: jcca@jcca.com ou pelo telefone (21) 2222-9532.

 

E. S.: A biblioo agradece a entrevista e se você quiser fazer as considerações finais, o espaço está aberto.

D. C.: Agradecemos a oportunidade de divulgação da nossa empresa e desejamos que a cada dia possamos conscientizar ainda mais o mercado em relação a importância dos projetos na área de documentação e informação para o sucesso das organizações.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

É Carnaval! A Ordem do Rei é Pesquisar!

Próximo post

Amor de Carnaval

1 Comentário

  1. Micaelle
    4 de fevereiro de 2013 a 18:06 —

    Adorei a entrevista. Muito bem esclarecida!

Deixe uma resposta