0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Ascom / Secretaria de Estado de Cultura.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está com inscrições abertas para a formação do Grupo de Trabalho (GT) que viabilizará a construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PELLLB/RJ), uma iniciativa da SEC que deverá contar com a parceria de outras secretarias de estado e com a participação de todos os segmentos da cadeia do livro e da literatura: escritores, ilustradores, editores, livreiros mediadores de leitura, professores, bibliotecários, estes membros da sociedade civil, e ainda de gestores públicos e do Poder Legislativo.

logopelllb-rj-alta-cor_800

As ações de implantação do PELLLB/RJ estão sendo desenvolvidas pela Superintendência de Leitura e Conhecimento da SEC e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, com objetivo de implementar uma política pública de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores. A união das cadeias criativa (escritores, ilustradores), produtiva (editores, livreiros) e mediadora (bibliotecários, mediadores, bibliotecas comunitárias, professores) com organizações sociais, prefeituras e demais segmentos da sociedade, viabilizará políticas públicas de maior capilaridade para a inclusão cultural e educacional de parte significativa da população.

Nesta perspectiva, é essencial a criação do Grupo de Trabalho, que deverá contar com representatividade de todo o estado, sendo seis membros da sociedade civil (três titulares e três suplentes), dois membros do Poder Público (um titular e um suplente) e dois membros do Poder Legislativo (um titular e um suplente). Responsável por nortear o Plano, o GT deverá ser composto por representantes da sociedade civil nos moldes do Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) a partir dos seguintes eixos: Democratização do acesso ao livro, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional. PNLL

A primeira das metas do Grupo de Trabalho para o PELLLB/RJ será a realização das plenárias pelo estado, para escuta da população e recolhimento das reivindicações e sugestões que poderão resultar no Plano.

Desde o início do segundo semestre de 2016, as equipes da Superintendência de Leitura e Conhecimento da SEC vêm trabalhando na divulgação e sensibilização das pessoas envolvidas com o setor, no sentido de afirmar a importância de se reconhecer e efetivar a sistematização de ações em torno da democratização da leitura, já tendo realizado encontros presenciais em Nova Iguaçu, Campos, Paty do Alferes, Niterói e no Centro do Rio.

Os municípios que se interessarem em ter mais detalhes durante todo o processo que antecipa a formação final do GT, mesmo durante o período de votação, poderá solicitar à SEC a visita da equipe que realiza a apresentação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro e a oficina Dinamização e Incentivo aos Espaços de Leitura.

As inscrições para o Grupo de Trabalho permanecerão abertas até o final de 2016. Tanto o candidato quanto quem estiver na condição de votante, deverá cadastrar-se no portal www.cultura.rj.gov.br/pelllb, onde estão o regulamento e a ficha de inscrição.


Acompanhe o PELLLB/RJ:

Blog: wwww.planodolivrorj.blogspot.com.br

Facebook: www.facebook.com/pelllbrj

Flickr: www.flickr.com/photos/pelllbrj

YouTube: www.tinyurl.com/youtube-pelllbrj

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Anima Mundi traz mais de 400 títulos de animação para o Rio

Próximo post

Curitiba terá Primeiro Museu de Arte Indígena do Brasil

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *