0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do G1.

Em três semanas, 120 obras foram espalhadas por quatro bairros de Araraquara (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Em três semanas, 120 obras foram espalhadas por quatro bairros de Araraquara (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Uma moradora de Araraquara (SP) apaixonada por literatura resolveu espalhar livros pela cidade. A ideia é levar às pessoas nas ruas alguns títulos de bibliotecas e facilitar a leitura diária. Em três semanas, ela já deixou 120 obras em quatro bairros.

“Se as pessoas não vão até os livros, eu levo os livros até as pessoas. Ler é um dos meios para a gente viajar e conhecer mundos”, justificou Darcy Aparecida Dantas, professora, escritora e integrante da Academia de Letras da cidade.

Ela contou que se inspirou em projetos desenvolvidos na região para colocar a ideia em prática e arrecadar os livros. Alguns exemplares faziam parte de sua coleção e outros foram doados por parentes e amigos. Uma vez entregues para o projeto, os títulos foram embalados em plásticos para evitar que se deteriorassem com a chuva e cada um ganhou um bilhete de incentivo.

Um deles chegou ao aposentado Francisco Paiva Neto. Ele encontrou uma obra no banco da Praça da Matriz e não perdeu tempo. “Eu adoro livros, adoro ler e gostaria que muita gente fizesse o mesmo para aprender um pouco mais, para ter mais noção da vida e para pararmos de ser tão ambiciosos”, comentou.

Petrônio Alves de Azevedo também encontrou um exemplar. O livro estava no ponto de táxi onde trabalha. Ele contou que viu duas pessoas passando pela embalagem, mas elas não se interessaram e ele decidiu se aproximar. “Eu gosto muito de ler, então para mim é um tesouro. Você acaba se transformando no personagem do livro e vive a história”, disse.

Agora ele tem um companheiro enquanto espera por passageiros e sabe que, quando acabar a aventura, deve passá-la adiante. “Há pessoas que não têm condições de comprar um livro e, quando você passa, dá o direito de outras pessoas aprenderem também”.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Kenji Goto

Próximo post

Operação Condor

Sem comentários

Deixe uma resposta