0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA, na sigla em inglês) está avaliando a manutenção do seu Congresso, cuja realização está programada acontecer entres os dias 15 e 21 de agosto em Dublin, na Irlanda.

Em comunicado publicado na Newsletter da instituição, o seu secretário-geral, Gerald Leitner, disse que a IFLA está monitorando a situação do COVID-19 e as recomendações sobre eventos e viagens fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A sede da IFLA está avaliando continuamente essa situação imprevisível […]. Estamos observando que os eventos a curto prazo estão sendo cancelados, mas que outros grandes eventos estão sendo adiados para julho ou mais tarde”, disse.

Abaixo a íntegra da mensagem de Leitner:

Queridos colegas,

Bibliotecas em todo o mundo foram inevitavelmente afetadas pelo surgimento e disseminação do COVID-19 (coronavírus).

Muitos foram obrigados a fechar temporariamente ou reduzir ao mínimo o atendimento, a fim de contribuir com os esforços para limitar a propagação da doença. Estão sendo tomadas decisões difíceis sobre a melhor forma de cumprir a missão das bibliotecas de fornecer acesso às informações e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos usuários e da equipe da biblioteca.

Em nível pessoal, em um número crescente de países, os bibliotecários e outros funcionários da biblioteca já tiveram que se adaptar às principais restrições ao movimento e a outras atividades, juntamente com o público que servem.

Em nome da IFLA, enviamos nossos melhores votos para aqueles que enfrentam problemas e dificuldades em suas vidas. E em nome da IFLA, posso garantir que estamos fazendo todo o possível para preparar um Congresso excelente e vibrante em Dublin.

No entanto, a IFLA está monitorando a situação com o COVID-19 e as recomendações sobre eventos e viagens fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o Congresso da IFLA 2020 em Dublin, contaremos com as informações fornecidas pela OMS, os Relatórios de Segurança da Saúde emitidos pela Comissão Europeia e as informações do Departamento de Saúde do governo irlandês.

A sede da IFLA está avaliando continuamente essa situação imprevisível com a ajuda de nosso organizador da conferência, K.I.T. Grupo e o Comitê Nacional Irlandês.

Estamos observando que os eventos a curto prazo estão sendo cancelados, mas que outros grandes eventos estão sendo adiados para julho ou mais tarde:

– Hannover Messe – com 5.500 expositores e 200.000 visitantes, foi adiado de 20 de abril para meados de julho;

– Bienal de Arquitetura de Veneza – 250.000 visitantes foram adiados de 23 de maio para 29 de agosto.

Já se sabe muito sobre o vírus e a rapidez com que os países podem se recuperar de seus efeitos. No entanto, a saúde e a segurança dos delegados são nossa principal preocupação.

Nesta fase, a IFLA e suas Unidades Profissionais continuam, é claro, com os preparativos para a conferência. No site da IFLA, você encontrará uma página de perguntas frequentes sobre a IFLA e a COVID-19, que responde a algumas das perguntas que recebemos relacionadas ao Congresso.

[…]

Gerald Leitner

Secretário-Geral da IFLA

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas orienta profissionais sobre Coronavírus

Próximo post

Nestes tempos de enclausuramento, precisamos estar disponíveis