4
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com a Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), publicou edital destinado a contratar um consultor especializado que fará o levantamento de todos os livros e outras obras sobre a temática “Brasília/Distrito Federal”. Essa pesquisa, realizada nos catálogos de 28 bibliotecas nacionais e estrangeiras, servirá de base para a criação de um catálogo contendo todas as publicações, até o presente, sobre a capital federal.

De acordo com o Edital nº 03/2019, o profissional selecionado desenvolverá um documento técnico constituído por referências bibliográficas e resumos indicativos de todas as fontes bibliográficas nacionais e estrangeiras a respeito do Distrito Federal, bem como índice temático e onomástico relativos às fontes citadas.

De acordo com o subsecretário do Patrimônio, Cristian Brayner, este produto permitirá que a Biblioteca Nacional de Brasília desenvolva uma coleção sobre o Distrito Federal: “O mapeamento das narrativas produzidas sobre nossa cidade é um passo fundamental para a preservação, não apenas, das próprias obras bibliográficas, mas de todo o patrimônio qual fazem menção. Desse modo, além de nos permitir identificar as obras que faltam no acervo da Biblioteca Nacional, este trabalho de consultoria pode motivar a cidade a valorar o que foi conquistado e a recuperar o que foi perdido”.

Para participar da seleção, o candidato deve ser graduado em biblioteconomia, letras, comunicação ou áreas afins, e possuir nível intermediário ou avançado de leitura em inglês. É desejável que o concorrente tenha pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em ciência da informação, letras, comunicação ou em alguma área das ciências humanas, e possua experiência profissional ou acadêmica, de, no mínimo, 5 anos em atividades relacionadas a pesquisa em bases de dados e elaboração de bibliografias.

Com a duração de contrato de 110 dias, o consultor selecionado deverá realizar uma pesquisa nas bases bibliográficas exigidas pelo edital sobre a temática e apresentar as pesquisas em reuniões técnicas com a equipe da Subsecretaria de Patrimônio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. A lista desenvolvida precisará estar de acordo com as normas técnicas emanadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de possuir índices temático e onomástico das fontes listadas.

Para se candidatar ao posto, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo, juntamente com o curriculum vitae, para o e-mail prodoc@cultura.df.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil. O prazo de envio vence no dia 10 de junho. O edital está publicado no site da Unesco (www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos).

Serviço

Edital: Bibliografia sobre Brasília/Distrito Federal
Inscrições abertas: 06 à 10 de junho.
Site para inscrição: www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Frente pede a efetivação do Plano Municipal do Livro em São Paulo

Próximo post

Biblioteca comunitária, em Botafogo, promove oficinas de leitura, gratuitamente