1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

geladeiras-bibliotecas

Geladeiras se transformaram em gelotecas, onde vários livros são disponibilizados às crianças e aos pais. Foto: Rogerio da Silva / Secom,divulgação

Do Diário Catarinense

Três geladeiras antigas ganharam um novo e nobre uso no Centro de Educação Infantil Sílvia Regina Cavalheiro, no bairro Parque Guarani, em Joinville. Elas se transformaram em gelotecas, onde vários livros são disponibilizados às crianças e aos pais. O equipamento integra o espaço literário “Era uma vez…”, entregue na quinta-feira, 10 de novembro, durante evento no CEI que incluiu a encenação da história da Rapunzel.

A ideia partiu da professora Marli Salete Verza, do Maternal II B, e teve o apoio da direção do CEI, que conseguiu as três geladeiras antigas no depósito da Prefeitura. O CEI vai ficar com uma delas para o espaço da leitura; a segunda vai para a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque Guarani, em fevereiro; e a terceira foi oferecida ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.

Doações da Fundação Itaú, empresa DPaschoal, de evento com professores e funcionários do CEI e doações dos pais formaram o acervo de 120 livros. As geladeiras também foram decoradas com adesivos temáticos lembrando histórias infantis, serviço doado pela Marmoraria Pirabeiraba.

O espaço de leitura montado no pátio coberto do CEI chama a atenção pela sustentabilidade: o sofá foi confeccionado com pallets; os puffs são formados por pneus; e bobinas de fio viraram mesinhas. A geloteca complementa este cenário.

— Assim os livros ficam bem conservados, livres de poeira —, ressalta a professora.

Além de promover a leitura entre as crianças, o espaço também quer envolver os pais.

— Eles podem contar histórias aos filhos enquanto a aula não começa. Também podem levar livros para ler em casa —, explica.

O diretor do CEI, Marcelo Ezio Przybyela, acrescenta que a geloteca é um projeto que extrapola o espaço escolar.

— O livro pode ser retirado aqui e entregue no posto de saúde, ou o contrário. O importante é que os livros circulem —, ressalta.

Outras duas geladeiras antigas já foram oferecidos ao CEI para integrar uma rede de gelotecas no bairro.

Pessoas interessadas em doar livros infantis e adultos para as gelotecas podem procurar o CEI, que fica na rua Lourival Leite Palhares, s/n, bairro Parque Guarani. O telefone é 3463-0606. A unidade atende a 240 crianças com idade até cinco anos em período integral e parcial.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

UFF recebe encontro sobre Bibliotecas e Arquivos

Próximo post

Começa hoje a Primavera Literária do Rio

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *