0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Vai de amanhã (2) até o dia 12 deste mês o Festival Interuniversitário de Cultura (Fest-FIC) no Rio. O evento apresenta programação diversificada que contempla várias linguagens e modos de expressão artística. O público encontrará música, teatro, filmes, artes plásticas, dança, saraus, oficinas, palestras, exposições, brincadeiras e esporte.

O Festival é uma realização do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio do Janeiro – FIC/RJ, composto por oito instituições públicas de educação do Estado (CEFET, IFF, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO). Em conjunto, estão produzindo o Fest-FIC 2015, com mais de 200 atividades, no Rio de Janeiro e em mais de 15 municípios do Estado.

Com o objetivo de ampliar o diálogo, o relacionamento entre as instituições integrantes do FIC/RJ e a interação com a população, o Festival ocupará as instituições de ensino, praças e parques, fortalecendo o intercâmbio entre a produção cultural das universidades e a das cidades do estado do Rio de Janeiro.

Um dos destaques são os saraus e outras atividades literárias que reúnem estudantes e funcionários das universidades envolvidas, além de artistas independentes e coletivos artísticos que atuam no Rio de Janeiro.

O Festival oferece ainda exposições e lançamentos de livros, inclusive, escritos por índios, como é o caso da exposição literária de Campos dos Goytacazes. Os recitais são de poesia de escritores consagrados e contemporâneos; e há também um recital musical criado a partir de textos poéticos (Grupo de Música Surda), no Rio.

Haverá espaço para workshop de criação poética (Rio), oficinas com música, arte e movimento com exposições de artes visuais, projeções e canto lírico (Campos); e palestra sobre a Poética do Mito (UFF, em Niterói).

Em Paraty, acontece o SLAM de poesia, no Sarau Haicai Combat. E, ainda em relação a alguns saraus, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio, recebe o Fio de Versos, que integra linguagens assim como o Sarau FioMultiCultural. Nesta atividade, que é a mais longa e com a participação de mais artistas, a poesia é o fio condutor, mas apresenta música, dança, artes plásticas, teatro, audiovisual…. Leva ao mesmo espaço artistas contemporâneos e outros que atuam no cenário cultural carioca há mais tempo.

Confira a programação completa clicando aqui.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Flip começa hoje com 41 autores na programação principal

Próximo post

Ministérios da Educação e Cultura apostam em aumentar a leitura

Sem comentários

Deixe uma resposta