0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

De 01 a 14 de outubro o Rio de Janeiro está sediando mais uma edição do Festival de Cinema do Rio. Esse ano o Festival conta com centenas de títulos de mais de 60 países, mas por outro lado, essa edição está mais enxuta com um total de 270 filmes contra os mais de 500 de outras edições.

Dentre as novidades deste ano, Herbert de Souza, o Betinho e Chico Buarque são temas de documentários que serão exibidos durante o Festival.

Betinho, a esperança equilibrista é o título do documentário do diretor Victor Lopes. Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, venceu a clandestinadade e o exílio durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil tornando-se um dos símbolos da Anistia. Em 1993 lançou a Ação da Cidadania Contra a Fome e pela Vida. Contaminado pelo vírus da Aids, a saga de Betinho será retratada no documentário revelando um personagem importante da história do Brasil.

Chico, artista brasileiro é o nome do documentário de Miguel de Frias Junior e que foi escolhido para dar a largada da maratona cinéfila de 2015. O filme retrata Chico Buarque além dos palcos e da fama e falando de temas delicados como a separação com Marieta Severo, sua relação com a solidão, seu processo criativo e sua busca pelo irmão alemão, Sergio Gunther.

Em entrevista a Carta Capital, Miguel de Frias, diretor de Chico, artista brasileiro destacou o orgulho de ter sido convidado para abrir o Festival de Cinema do Rio de 2015: “Para mim é o maior orgulho ser convidado pela terceira vez para abrir este festival tão importante. Com O Xangô de Baker Street (em 2001), Vinícius (em 2005) e agora o Chico, que é a cara do Rio. Este é um filme feito em equipe, com o trabalho de muita gente”, declarou o diretor.

Outra novidade presente no Festival do Rio e que marcou a abertura foi a exibição com projetor 4k do novo Cine Odeon, que a partir de agora também leva o nome de Centro Cultura Luiz Severiano Ribeiro, localizado na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

Para maiores informações acesse o site do Festival de Cinema do Rio 2015, confira as novidades e assista aos filmes em cartaz.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Sapphire, escritora americana

Próximo post

Marina Macambyra, bibliotecária da ECA/USP

Sem comentários

Deixe uma resposta