0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A turma 2013 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) discutiu questões referentes a ética em pesquisa na aula da disciplina Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, ministrada pelas professoras Dsc Mara Eliane Fonseca Rodrigues e Dsc Vera Alves Breglia, realizada no Instituto de Arte e Comunicação Social na tarde de terça (26).

O texto que serviu de base para as discussões e adotado na ementa da disciplina foi:

NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro; SILVA, Vini Rabassa da. Ética em pesquisa, Plataforma Brasil e a produção de conhecimento em ciências humanas e sociais. SER social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 190-209, jan./jun. 2012.

As discussões na sala de aula, além de abordar ética em pesquisa, assunto que está em voga no meio acadêmico devido aos princípios éticos reguladores para a realização de pesquisas, abordou também o caso do processo administrativo em que o bibliotecário e editor-chefe da Revista Biblioo, Chico de Paula, responde ao CRB7.

 Além da distribuição do editorial (https://biblioo.info/por-uma-nova-biblioteconomia/)  e da charge (https://biblioo.info/charge-edicao-10/) publicados na edição 10 da Biblioo, o caso foi debatido e questionado pelos alunos do programa.

Assim como essa iniciativa, a equipe da Revista Biblioo tem recebido relatos de outros debates ocorridos dentro das salas de aula das universidades ao redor do país, mostrando que mesmo que os órgãos de representatividade estejam demonstrando desinteresse em discutir questões referentes a ética, a academia está discutindo esses pontos e disposta a ouvir e analisar posições contrárias.

Caso você queira demonstrar o seu apoio ao bibliotecário e editor-chefe, Chico de Paula assine e divulgue o abaixo assinado em prol da anulação do processo administrativo. Cabe ressaltar que por se tratar de uma petição pública, qualquer pessoa pode aderir.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

As águas de março

Próximo post

Imagens Edição 18

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *