4
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Recife, capital de Pernambuco, recebe entre os dias 26 e 29 de setembro o 4° Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e o 11° Encontro do Programa Prazer em Ler (PPL). O evento tem o intuito de reunir bibliotecas comunitárias da Rede Nacional e as que também são apoiadas pelo PPL, do Instituto C&A. Na programação estão previstas rodas de conversas com escritores, oficinas e atividades para proporcionar aos integrantes reflexões e conhecimento sobre literatura, incidência política e escrita de projetos.

O encontro também visa potencializar as atividades da Rede Nacional, como impulsionar suas ações para a democratização da leitura no país. Criada em 2015, a RNBC tem atualmente mais de 110 bibliotecas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste com ações de incentivo à leitura, formação de leitores e de políticas públicas do livro e leitura. A Rede Nacional tem o apoio financeiro e técnico do Instituto C&A.

A RNBC tem atualmente mais de 110 bibliotecas espalhadas nas diversas regiões do país. Foto: divulgação

Homenagem à Antonio Cândido

No último dia do encontro, na sexta (29/9), o evento tem uma ação aberta ao público com um ato público em homenagem à Antônio Candido, escritor, crítico literário e sociólogo, que se dedicou a luta pelo direito à literatura. Entre suas obras mais influentes está a Formação da Literatura Brasileira, lançada em 1959.

O ato vai começar com uma concentração, às 15h30, em frente ao Recife Praia Hotel- na Avenida Boa Viagem, 9, no bairro do Pina. O público sairá em um cortejo literário em direção à Escola Estadual João Alfredo, na comunidade Brasília Teimosa. A ação envolve ainda intervenções culturais com mediação de leitura, sarau e uma aula pública sobre o Direito Humano à Leitura, com o Professor Aldo de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco.

“Esta homenagem à Antônio Candido é um resgate a importância da literatura brasileira em nossa formação leitora, além de fortalecer a luta pelo direito humano à leitura e à literatura. Em tempos de desmontes na área da cultura e do acesso ao conhecimento, esta ação se faz importante por valorizar e difundir a extensa contribuição do mestre Candido à produção literária, ao conhecimento humano e a democratização do acesso à literatura” afirmou Mara Esteves, integrante do Conselho Gestor da Rede Nacional.

Ato Público da RNBC

Data: 29 de setembro

Horário: 15h30

Local: Concentração na frente do Recife Praia Hotel | Av. Boa Viagem, 9 – Pina, Recife

Site da RNBC: www.rnbc.org.br

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Patrimônio sagrado permanece no Museu da Polícia Civil

Próximo post

Certas baratas não morrem com inseticida - parte 1