0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Muito se vê nos eventos e em publicações da área que os campos de atuação do bibliotecário estão cada vez mais se expandindo, não somente pela importância que a informação ganhou na atual sociedade líquida, em que tudo muda a todo o momento e ter a informação certa no momento adequado pode ser um diferencial competitivo para as organizações, mas também porque a internet está se tornando um espaço de atuação.

Por isso, ao ler a matéria sobre o jornalista empreendedor logo me lembrei do bibliotecário e por isso dei o mesmo título ao presente texto. De acordo com o art. 1º da Lei Nº 9.674/1998,“a designação Bibliotecário é incluída no Quadro das Profissões Liberais, Grupo 19, da Consolidação das Leis do Trabalho” e pelo art. 6º da Lei Nº 4.084/1962, o bibliotecário pode organizar e dirigir serviços de documentação.

A Professora Marta Valentim já ressaltava no início do século XXI as tendências para omercado informacional,elencando várias oportunidades de trabalho, dentre as quais destacamos o empreendedorismo como uma dessas tendências face aos novos rumos do mundo do trabalho.

Na teoria, por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal do Brasil,percebem-se algumas áreas que o bibliotecário pode empreender tais como: informação e comunicação, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas, educação, artes e cultura, entre outras atividades econômicas.

Na prática, pelo Portal EmpreendeBiblio,é possível ver depoimentos de bibliotecários que estão empreendendo em diferentes áreas e citam outros campos de atuação como pesquisa de mercado, desenvolvimento de aplicativos, programas, sistemas de informação, monitoramento de publicações de informações (inteligência competitiva), editoração em revistas científicas, consultoria em projetos de memória, gestão eletrônica de documentos, arquitetura da informação em ambiente web, entre outros.

Leia o texto completo na edição 47 da Revista Biblioo. Clique aqui e adquira em nossa loja virtual.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Nunca lhe apareci de branco

Próximo post

ENEBD 2015 UFMA

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *