1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O Selo Nyota abriu chamado para capítulos que comporão o livro “O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas”.

Serão aceitos capítulos oriundos de pesquisas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, assim como projetos, relatos de experiência e demais contribuições teórico-profissionais. O livro será o terceiro de uma série.

A publicação tem como objetivo evidenciar a biografia, contribuições teóricas e profissionais de bibliotecárias e demais profissionais da informação latino-americanas. O lançamento está previsto para acontecer em eventos científicos da área no decorrer do ano de 2020.

A autoria deve ser de mulheres (cis e trans), sendo que as demais autoras podem ser de outros gêneros e sexos. O título do capítulo e as/os nomes das/os autoras/es devem ser enviados até o dia 29/02/2020 e o texto completo até 31/05/2020.

Bibliotecári@s negr@s

Além do livro sobre o protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação, o Selo também abriu chamado para capítulos que comporão o segundo volume do livro “Bibliotecári@s negr@s” que desta vez foca as pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas.

Para este livro, os capítulos deverão apresentar experiências profissionais (sejam elas ações culturais, projetos de pesquisa, projetos de extensão, entre outros), pesquisas (pesquisas de trabalho de conclusão de curso, pesquisas de dissertação, pesquisas de tese, artigos) e demais ações e discussões realizadas dentro dos espaços de educação, nas bibliotecas ou unidades de informação, assim como as resistências enfrentadas pelo/a bibliotecário/a negro/a ao longo desses 16 anos de implementação da lei.

“O que desejamos é demonstrar como fazer a inserção da história e culturas africana e afrobrasileira na prática bibliotecária, no ensino e na pesquisa em biblioteconomia e ciência da informação, trazendo as experiências de bibliotecári@s negr@s, bem como suas discussões teóricas”, dizem as organizadoras Franciéle Garcês e Graziela Dos Santos Lima.

O lançamento ocorrerá em agosto de 2020, no II Encontro Nacional de Bibliotecári@s Negr@s e  Antiracistas!

Confira abaixo os critérios para participação no livro “O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas”:

  1. A autoria deve ser de mulheres (cis e trans), as outras pessoas autoras podem ser de outros gêneros e sexos.
  2. Os capítulos escritos para o livro são em formato acadêmico e devem seguir a presente ordem: a) título; b) autoria e resumo da biografia dos/as autores/as (máximo três autores/as e autor/a principal precisa, necessariamente, ser mulher); c) introdução com objetivo geral (e se houver, objetivos específicos); d) justificativa; e) desenvolvimento (pode conter seções e subseções); f) resultados (se houver); g) considerações finais; e h) referências.
  3. A paginação é o mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas em tamanho A5. O Texto deve ser escrito em letra Palatino Linotype, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, recuo primeira linha de cada parágrafo de 1 cm.
  4. Como nas outras edições, os custos editoriais do livro são divididos por capítulo. Os livros impressos são pedidos sob encomenda e valor de custo é definido pós-produção.
  5. Em resposta a esta divulgação, o título do capítulo e as/os autoras/es devem ser enviados até o dia 29/02/2020 para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Nathália (ntromeiro91@gmail.com);
  6. O texto completo deve ser entregue até dia 31/05/2020 e deve ser enviado para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Nathália (ntromeiro91@gmail.com).

Confira abaixo os critérios para participação no livro “Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas”:

  1. O/a autor/a deve ser um/a bibliotecário/a negro/a;
  2. Os capítulos escritos para o livro são em formato acadêmico e devem seguir a presente ordem: a) título; b) autoria e resumo da biografia dos/as autores/as (máximo três autores/as e autor/a principal precisa, necessariamente, ser negro/a e bibliotecário/a); c) introdução com objetivo geral (e se houver, objetivos específicos); d) justificativa; e) desenvolvimento (pode conter seções e subseções); f) resultados (se houver); g) considerações finais; e h) referências;
  3. A paginação é o mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas em tamanho A5. O Texto deve ser escrito em letra Palatino Linotype, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, recuo primeira linha de cada parágrafo de 1 cm.;
  4. Como nas outras edições, os custos editoriais do livro são divididos por capítulo. Os livros impressos são pedidos sob encomenda e valor de custo é definido pós-produção;
  5. Em resposta a esta divulgação, o título do capítulo e as/os nomes das/os autoras/es devem ser enviados até o dia 31/02/2020 para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Graziela (graziela.dsl@gmail.com);
  6. O texto completo deve ser entregue até dia 31/04/2020 e deve ser enviado para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Graziela (graziela.dsl@gmail.com).
Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Dita Kraus, a história real da "bibliotecária" de Auschwitz

Próximo post

Como extrair dados do Currículo Lattes de forma automática?