RIO – Enquanto alguns homens se preocupam em fazer guerras, inventar armas e brigar pelos royalties do petróleo, Geraldo Prado criou a maior biblioteca comunitária rural do mundo, com um acervo que possui …

Chico de Paula: Hoje, dia 10 de dezembro de 2011, nós restamos aqui na Biblioteca Parque de Manguinhos. Eu estou com a bibliotecária Andréia Gonçalves. Andréia, hoje você contou aqui no Bibliocampi uma …

Sempre discordei de Borges ao considerar uma biblioteca um paraíso. Para um leitor compulsivo com eu, ela não passa de uma versão menor do meu inferno particular. Mesmo se fossemos imortais, ela sempre …

Hoje é um dia especial para nós da biblioo que estamos iniciando esse novo ano promissor com a nossa oitava edição on-line. E para este dia tão especial, resolvi escrever um texto diferente …

Tradução por Hanna Gledyz e Emília Sandrinelli especial para biblioo   Em sua Conferência Geral de 2011 a UNESCO aprovou o manifesto da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias – IFLA para …

A Biblioteca-Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro, recebeu, no dia 10 de dezembro, a primeira atividade desse tipo

Uma palavra-chave tanto para bibliotecários, quanto arquivistas é organização. Isso porque essa qualidade está intrinsecamente ligada aos profissionais citados e já não há como pensá-los separadamente, sobretudo quando entende-se que sem organização, especialmente …

“Sem contar que as pessoas estão nas barcas ou até mesmo nos ônibus e tem a oportunidade de ler um livro”

O Atitude é uma seção da Revista Biblioo, cuja missão é reportar histórias com foco em atitudes pessoais ou coletivas que de alguma forma contribuam para a melhoria da sociedade. Na primeira edição …

Dizer que as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) impactaram as relações humanas de forma a não permitir qualquer referência histórica semelhante seria redundante. As novas formas de se comunicar, de consumir, …