6
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Nos conhecemos durante o decorrer do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante essa jornada universitária estabelecemos uma parceria tão forte que foi além da amizade, nos unimos na academia, na militância e nos negócios. Juntas aprendemos que as nossas diferenças nos unia de uma forma completa, sem deixar espaços vazios.

A partir deste momento, desenvolvemos trabalhos acadêmicos, fizemos parte do Centro Acadêmico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CABG/UFRJ) e juntas com outros membros do CABG, criamos a Semana de Biblioteconomia da UFRJ e organizamos as três primeiras edições. Deste então, promovemos eventos, churrascos de fraternização, lutamos pelas necessidades e contra as fragilidades de um curso criado pelo Reuni, sem prédio próprio, estudando de favor em outro prédio ou em contêineres, e que mesmo estando nesta situação, ficou claro que não eram todos que estavam dispostos a fazer algo para mudar, mas os que estavam, se faziam fortes juntos; participamos juntas de atos e da greve dos estudantes em 2015 e percebemos o quanto a nossa área necessita de união e militância.

Ato estudantil realizado na UFRJ em 2015. Foto: Divulgação

Com o término da faculdade, agora como bibliotecárias, percebemos o quanto o mercado tende a dificultar essa união e percebemos que esta parceria não deveria ser encerrada junto com a graduação. Por isso, surgiu a ideia de abrirmos uma empresa, chamada: eBig – Biblioteconomia e Gestão. Atualmente, além de mim, a empresa é formada por Jéssica Oliveira, Jenifer Moraes e Raquel Dinelis

Nesta empresa, além de oferecermos serviços para a organização da informação, como por exemplo: normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento bibliográfico, ficha catalográfica, organização de acervos, catalogação e etc, desejamos voltar com uma atividade especificamente focada para a nossa área, que será a organização de eventos. Eventos estes que não só irão abordar assuntos necessários para a especialização técnica do bibliotecário, mas também com assuntos sociais relevantes para a construção do ser social e cultural, a qual não só o bibliotecário faz parte, mas toda a sociedade.

A eBig ainda está no começo, mas nosso desejo é que consigamos realizar diversos tipos de eventos, cursos e parcerias com outras instituições para que possamos contribuir para a formação do profissional, assim como, trazer debates dentro da área sobre assuntos que não podem ser omitidos por nós, bibliotecárias e bibliotecários.

Equipe reunida durante a organização de evento na UFRJ. Foto: Divulgação

Estaremos sempre disponíveis para novos contatos e ideias de parcerias, pois para que a nossa profissão seja valorizada e para que as nossas pautas sejam ouvidas, precisamos desta união.

Para maiores informações acessem nossa página do facebook ou e-mail de contato: contatoebig@gmail.com

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Participação de presos em debate sobre remição de pena marca a Bienal do Livro Rio

Próximo post

"Pareidolia - depois do fim": a estética e o teor crítico dão a tônica da peça