0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Demonstrando que a pandemia da COVID-19 tem diferentes impactos sociais e regionais, o livro “”Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia” (Mórula, 2020), organizado pelas pesquisadoras Ana Lole e Inez Stampa e pelo pesquisador Rodrigo Lima Rodrigues, evidencia as marcas da violência colonial e de gênero, do genocídio étnico-racial, das sexualidades dissidentes, dos corpos invisibilizados e das vidas “sem importância” que compõem as sociedades contemporâneas.

Reunindo 27 artigos de 39 autores, o trabalho demonstra que os impactos epidêmicos, ao longo do tempo, sempre estiveram dependentes das profundas segmentações e relações, historicamente estruturadas, de exploração-dominação de grupos populacionais.

A crise e a pandemia se retroalimentam, já que as condições de vida cada vez mais precarizadas para a imensa maioria da população aumentam as chances de contágio e de agravamento da doença. A pandemia, por sua vez, exige distanciamento e isolamento social como medida indispensável para a prevenção do contágio, impactando negativamente uma economia já combalida.

No Brasil, temos uma segunda dificuldade em relação à realização de qualquer previsão acerca dos impactos sociais e econômicos da pandemia: a agenda reacionária e a irresponsabilidade política do presidente Bolsonaro, que gera crises consecutivas, ameaças golpistas e um desdém e uma inépcia inacreditáveis em relação ao combate ao novo coronavírus, sua difusão descontrolada pelo território nacional e um descaso pelos mortos.

A atitude negacionista em relação à ciência, a pressão de empresários e as ações na contramão do razoável por parte do governo federal estão conduzindo o Brasil a condições trágicas, tanto sanitárias quanto econômicas. Por muitos ângulos distintos, as autoras e os autores deste livro procuram interpretar os movimentos combinados dessas duas crises, com o intuito de contribuir para ações políticas que nos permitam sair da pandemia em condições decentes de civilidade.

Ficha técnica

Título: Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia

Organizadores: Ana Lole, Inez Stampa e Rodrigo Lima Rodrigues

Editora: Mórula

Ano: 2020

Formato: e-book

ISBN: 978-65-86464-15-3

Baixar grátis: clique aqui

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Setor editorial se reinventa e fatura 10,7% a mais em 2019

Próximo post

Sorrateiro, Bolsonaro aproveita pandemia para atacar universidades