1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

DSCN3684Sempre que me perguntam por onde começar os estudos para concursos de biblio eu respondo a mesma coisa: comece pelo livro mais curto que você tiver.

Eu sei, parece idiota. Mas tem um motivo.

Se você começa a estudar, por exemplo, por um livro de AACR, como o da Antônia Memória, eu te digo: ótimo. Antônia Memória é autoridade, o livro dela é excelente. O problema é que você vai demorar 3 meses pra estudar uma única matéria, que só vai te ajudar a resolver 3 ou 4 questões em um concurso.

Nesse mesmo período, você consegue estudar uns 5 ou 6 livros curtinhos, sobre 5 ou 6 disciplinas diferentes, que terão 4 questões (em média!) cada uma, te dando um total de 20 a 24 questões com melhor desempenho em uma prova. E aí? Vamos começar pelos livros menores? =D

Minha primeira dica de livro curtinho é o de CDU do Professor Sebastião de Souza. Tive aulas com o Professor na UnB e quem me conhece sabe que eu sou fã #1 deste homem! Ele é genial e o livro dele também o é! O Professor Sebastião é uma das maiores autoridades em CDU, ministra cursos pelo Brasil inteiro. É professor aposentado da UnB e trabalhou com classificação na Biblioteca Central de lá. Um senhor currículo, não?

o meu exemplar veio com dedicatória e tudo! =]
o meu exemplar veio com dedicatória e tudo! =]

O livro é curtinho e tem uma linguagem super leve. A gente consegue ler e estudar sem muita pressão e esforço. Aborda aspectos teóricos da CDU (e de outros sistemas de classificação), o histórico da disciplina e dos esquemas de classificação e mistura a prática também. O livro possui exercícios de classificação, inclusive de Cutter.

Ao longo das edições, o Professor Sebastião teve o cuidado e o carinho de responder e-mails com dúvidas sobre classificação e acrescentar as questões mais frequentes ao conteúdo do livro. É ou não é um trabalho de bibliotecário, mesmo?! A obra é tão reconhecida na nossa área que várias questões de concurso tem sido elaboradas com base neste livro. Muitas com o texto retirado na íntegra.

Enfim: indico o livro a quem estiver começando seus estudos para concurso, e para todos aqueles que já estão estudando há algum tempo.

 

SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição padrão internacional em língua portuguesa. 3. ed. Brasília, DF: Thesaurus, 2012.

Você pode comprar o livro clicando AQUI!

Já leu/estudou este livro? Deixe um comentário com a sua opinião aqui pra gente!

 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Biblioteca Pública de AL

Próximo post

IBGE realiza Seminário de Portas Abertas para a Escola

Sem comentários

Deixe uma resposta