1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Quando se fala em ciclo, o pensamento remete a ideia a algo que é realizado em etapas ou sequências de tarefas. Com o ciclo da informação também é assim, pois o mesmo pressupõe uma sequência lógica de acontecimentos envolvendo a informação, realizada por agentes que compõem esse ciclo. Sendo que cada um desempenha um papel específico e importante, tais como: o autor gera a informação, o editor dá formato comercial, a biblioteca faz o tratamento da informação e disponibiliza aos seus usuários, que por sua vez utilizam a informação contida nos vários suportes oferecidos, podendo ficar só no nível de consulta ou se transformar em um novo autor, gerando uma nova informação, iniciando, a partir desse momento, o ciclo da informação.

Sendo assim, o ciclo da informação é composto pelos agentes exclusivos que fazem parte de uma parcela da sociedade. Tal segmento, reunido aos demais, compõem a sociedade como um todo, a qual depende da informação para funcionar de forma ordenada dentro de uma estrutura maior denominada social.

A estrutura social

 Por estrutura social entende-se a forma dada pelos homens à sociedade que eles habitam, a qual necessita de informação para se organizar. Implica na relação entre indivíduos, grupos e instituições e as diferentes funções que cada um exerce dentro dessa sociedade. Em outras palavras, a estrutura social é uma disposição ordenada das partes dentro de um todo e tal ordenação só é possível devido à informação produzida por seus elementos.

Dentro dessa sociedade existem grupos distintos, com identidades específicas, e organizações diferentes, com características particulares, trabalhando conforme a cultura organizacional. Independente de qualquer fator, o certo é que esses elementos que formam a sociedade são responsáveis pela construção das informações que vão estruturar a vida em coletividade, por meio de normas e leis estabelecidas pela sociedade.

Logo tais elementos também podem ser encontrados dentro do ciclo da informação, formado por indivíduos e instituições e, o produto gerado nesse ciclo estabelecerá a relação direta com a estrutura social.

Relação entre o ciclo da informação e a estrutura social

 A partir da análise pode-se dizer que a relação entre o ciclo da informação e a estrutura social acontece por meio da informação, pois a informação, que passa pelas etapas desse ciclo, poderá resultar em uma nova informação, dando continuidade ao ciclo da informação. A mesma informação que atravessa esse ciclo pode ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento ou transformação social e base de ligação entre as partes que formam a sociedade, mas também serve como fator de reflexão com relação ao papel que cada agente desempenha dentro da estrutura social, da qual estão inseridos.

Portanto, a informação só existe porque os elementos que fazem parte do ciclo da informação são os mesmo que constituem a sociedade, os quais dão condições para que a informação seja criada e usada como base da relação entre indivíduos, grupos e organizações. Além de ser utilizada como instrumento de transferência de conhecimento, com o intuito de estabelecer normas ou regras, as quais vão determinar a estruturação social.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro

Próximo post

Informação na ponta dos dedos

2 Comentários

  1. Jociclei Lima
    6 de junho de 2014 a 11:40 —

    Amiga, Parabéns pela publicação!!!
    Gostei muito do texto.

Deixe uma resposta