0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

 Já está disponível para a leitura o Caderno Especial nº 2 que trata da situação do Museu da Maré, espaço cultural popular localizado na Zona Norte do Rio, que sofre neste momento uma ameaça de despejo.

O imóvel onde está instalado o Museu foi cedido por 10 anos em regime de comodato para o CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Organização não Governamental gestora do Museu, mas o período de validade do documento expirou no final do ano passado e, em junho de 2014, um dos diretores do Grupo Libra de Comércio Marítimo – empresa proprietária do imóvel – entrou em contato com a instituição para informar que não havia mais interesse por parte de seus acionistas em renovar o contrato de comodato.

No dia 10 de setembro, o Museu recebeu a notificação de uma empresa de advocacia informando o prazo de 90 dias para que o imóvel seja restituído ao Grupo Libra “livre de pessoas e coisas”.

Em função deste cenário, a população local tem se mobilizado em uma série de atividades visando chamar a atenção da opinião pública e das autoridades para o fato.

“Queremos o Governo Municipal, o Governo Estadual, o Governo Federal, todos, juntos conosco, juntos com a Maré, com a cidade, à favor do nosso Museu. Não queremos a mesma sensação de medo que os antigos moradores das palafitas viveram durante décadas. O medo da remoção, de não ter para onde ir”, conclamam Cláudia Rose Ribeiro da Silva e Luiz Antonio de Oliveira, fundadores e coordenadores do espaço.

Como forma de contribuição direta, a Revista Biblioo publica este Caderno Especial esperando que ele seja um instrumento de propagação desta ideia e um chamamento ao socorro deste importante espaço cultural genuinamente popular.

Nosso Segundo Caderno Especial está disponível gratuitamente em nosso site. Para baixar, clique aqui.

Caso tenha interesse em adquirir as edições impressas da Revista Biblioo, clique aqui.

Para acessar nosso Caderno Especial número 1 intitulado: “Livros & Ideias: censura no Regime Militar Brasileiro”, clique aqui.

A Revista Biblioo deseja vida longa ao Museu da Maré e uma boa leitura!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Julian Assange

Próximo post

Livro Aberto

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *