1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Estão abertas até 11 de agosto as inscrições para o 4ª Concurso para Estágios Internacionais 2019 do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Serão selecionados 24 bibliotecários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares dos países e cidades membros da Iberbibliotecas que são, além do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai e Peru.

Durante os cinco dias do estágio, que acontece na Costa Rica, país da América Central, os bibliotecários irão conhecer bibliotecas e centros cívicos de seis cidades do país: Santa Cruz, Liberia, Garabito, Heredia, São José e Cartago. Além da visita a estes equipamentos culturais, a agenda inclui oficinas e passeios pelos centros históricos de algumas localidades.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos para assumir os desafios que as bibliotecas públicas enfrentam na região, além de fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas e comunitárias. Para o ano de 2019, o estágio terá como tema central as diferentes ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para posicioná-las como espaços geradores de paz.

Os estágios são dirigidos a pessoas físicas que estão vinculadas a uma biblioteca pública, comunitária ou popular e que atuam em programas de promoção da inclusão social, convivência e cultura de paz, participação multisetorial e articulação local e com experiência em programas para posicionar a biblioteca como um instrumento para apoiar a geração de uma cultura de paz.

Os candidatos devem demonstrar que estão trabalhando, em suas respectivas bibliotecas, em projetos semelhantes aos indicados na chamada, ou que planejam iniciar projetos nessa área. “Os bibliotecários podem melhorar suas habilidades profissionais, comunicação e colaboração entre profissionais de bibliotecas ibero-americanas”, explica o edital de convocação que pode ser acessado clicando aqui.

Os bibliotecários interessados devem enviar seus pedidos para a conta de e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org dentro do prazo estabelecido no calendário de chamadas. A apresentação do Formulário de Requerimento implica a aceitação tácita dos termos e condições da chamada, demonstrando que o candidato conhece e aceita integralmente as bases do concurso.

O processo de seleção será realizado levando-se em consideração a avaliação dos pedidos por cada ponto focal de acordo com os seguintes critérios: 1) Adequação do perfil profissional do candidato para o estágio específico da chamada; 2) Experiência de trabalho credenciada da garantia correspondente do centro de trabalho e 3) Avaliação da utilidade do estágio em relação ao projeto proposto.

A Iberibibliotecas fornecerá aos bibliotecários selecionados suporte que inclui passagens aérea de ida e volta, acomodação e alimentação durante o período de estágio, translado, pagamento de impostos, bem como visto de entrada para o país de destino (Costa Rica), além do seguro de viagem para toda a duração do estágio.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Euclides da Cunha e a pietà sertaneja

Próximo post

Miriam Alves: a memória no romance como reconstrução da identidade